Buscar

Bioquímica

O que são aminoácidos? Qual sua importância?

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Unidades monoméricas simples que formam todas as proteínas que compõem o organismo vivo. Aminoácidos são compostos de dupla função, uma função amina e uma função carboxílica, ambas ligadas a um mesmo carbono, denominado carbono α (alfa), ao qual também se ligam um átomo de hidrogênio e um grupo R ou cadeia lateral.Todos os aminoácidos padrões, exceto a glicina, têm um átomo de carbono α assimétrico, sendo um centro quiral; e por isso mesmo, estas biomoléculas podem ocupar dois ordenamentos diferentes no espaço que são imagens especulares não superponíveis. Estas duas formas são chamadas isômeros óticos, enantiômeros ou estereoisômeros. Os estereoisômeros dos aminoácidos podem ser classificados como D ou L mediante comparação dos quatro grupos substituintes ao redor do carbono α quiral com os estereoisômeros de um composto de referência, o gliceraldeído, um açúcar de três átomos de carbono, sendo o menor açúcar a ter um átomo de carbono assimétrico. Esta nomenclatura dos estereoisômeros dos aminoácidos é denominada de configuração absoluta.Todos os aminoácidos encontrados nas proteínas são L-aminoácidos ou seja, possuem a mesma quiralidade do L-gliceraldeido, que é o oposto do D-gliceraldeido.

As proteínas são construídas a partir do mesmo conjunto de 20 aminoácidos, unidos covalentemente em sequência linear.Unindo os mesmos 20 aminoácidos em diferentes combinações e sequências, a célula pode formar uma ampla gama de produtos diversos como enzimas, anticorpos, transportadores, hormônios, antibióticos, fibras musculares, revestimento da pele e matriz óssea, proteínas de reserva de sementes, penas de aves, venenos de cobras, proteínas do cristalino ocular, casco de tartarugas e outras substâncias com distintas atividades biológicas. 

3
Dislike1
User badge image

Jamille Nogueira

  Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio(N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Todas as moléculas de aminoácidos contêm um grupo carboxílico (COOH ), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. Esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), como é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos.

     A importância dos aminoácidos é que eles se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos à partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

3
Dislike1
User badge image

Larissa Machado

♥ Os aminoácidos são monômeros naturais que polimerizam formando as proteínas. Nas proteinas, os aminoácidos são ligados entre si através de uma ligação denominada ligação peptídica, que simplesmente consiste em uma ligação entre um grupo Amida de um dos aminoácidos e um grupo OH de outro aminoácido, estão ligados, sendo que este ultimo grupo OH perde o hidrogênio para que o oxigênio se ligue ao grupo amida do primeiro aminoácido. Isso se repete longamente através de uma grande cadeia...

♥ Os aminoácidos são importantes para fazer a manutenção e reparação dos músculos, tendões, pele, ligamentos, glândulas, unhas e cabelo. Ajudam na produção das hormonas (como a insulina), dos neurotransmissores (substâncias químicas que transportam as mensagens no cérebro), de vários fluidos do corpo e dos enzimas que desencadeiam as funções orgânicas.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais