Buscar

A intoxicação por anticolinesterásicos provoca aumento de atividade em qual sistema?

💡 2 Respostas

User badge image

Valdenir Martins

Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A pralidoxima deve ser usada precocemente, antes do envelhecimento da enzima. Essa droga não reverte os efeitos centrais da intoxicação, pois não atravessa a barreira hematoencefálica. 


A hipótese normalmente é feita por meio de uma história completa da doença e fatores de exposição do paciente. Exames laboratoriais que podem ajudar a confirmar é a dosagem de pseudocolinesterase plasmática e uma dosagem de colinesterase verdadeira (quando disponível).


O prognóstico depende do nível de intoxicação, mas, no geral, quando diagnosticados e tratados a tempo, os indivíduos apresentam boa recuperação. O tratamento pode ser feito com atropina e com pralidoxima (apenas em conjunto com a atropina).


Anticolinesterásicos são encontrados em várias formas (líquido, pó, diluídos, etc) e têm seu uso principal em controle de pragas na agricultura; como inseticida e também é encontrado em alguns medicamentos (ex: fisostigmina, neostigmina). Esses compostos são absorvíveis pelo organismos pelas vias respiratória, gastrointestinal e cutânea. A via respiratória é a que causa sintomas mais rapidamente. A cutânea é comum por exposições acidentais, e a gastrointestinal é mais comum em tentativas de suicídio.


Por causa disso, a intoxicação por anticolinesterásicos é capaz de causar uma extensa lista de manifestações clínicas que podem variar bastante em cada caso. Mas no geral, pode-se dividir o quadro clínico em categorias segundo à gravidade dos sintomas:

Assintomático;
Leve: Mal-estar inespecífico, fraqueza, náuseas, cólicas abdominais;
Moderado: Sudorese, Miose (diminuição da pupila), Sialorreia (salivação em excesso), bradicardia, vômitos, cólicas, broncoespasmo, fraqueza, confusão mental, etc;
Grave: Piora do quadro moderado: insuficiência respiratória, falência cardíaca, Pupilas Pontiformes, Náuseas intensas, fraqueza grave, possível progressão para o coma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais