Buscar

Sobre a relação entre Jurisdição, Ação e Processo

Analise as assertivas e escolha a opção que indica quais estão verdadeiras ou falsas: I- A Jurisdição é inerte, agindo, em regra, apenas quando provocada. II- Ação é um direito subjetivo da parte de provocar a jurisdição, requerendo que o Estado-juiz resolva o conflito de interesses. III- Processo é um instrumento da jurisdição. IV- Processo e procedimento são expressões sinônimas.

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Analisemos as assertivas.

I) Correta. Art. 2º, do CPC: "O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei."

II) Correta, por sua própria definição;

III) Correta. 

O processo é um conjunto de atos processualmente ordenados que buscam alcançar um determinado resultado jurídico, qualificado pelo contraditório.

A jurisdição é o poder estatal de dizer o direito, ou seja, aplicar a vontade do direito no caso concreto, fazendo com que a vontade do Direito atue, ganhando corpo.

Ação é o direito subjetivo de pedir ao Estado-juiz  exercício da atividade jurisdicional. É o que move a atividad jurisdicional, pois temos que a jurisdição é inerte, dependendo de provocação para se iniciar, a partir de quando passará a agir por impulso oficial.

IV) Incorreto. O processo é um conjunto de atos processualmente ordenados que buscam alcançar um determinado resultado jurídico, qualificado pelo contraditório. Entretanto, esse processo pode ocorrer de diversas formas, ou seja, por diversas sequências de atos processualmente ordenados distintos uns dos outros, a que se nomeia procedimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais