Buscar

diferença entre mitose e meiose

💡 3 Respostas

User badge image

Elba Ramos

Mitose é o processo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. Já na meiose, ocorrem duas divisões celulares, formando quatro células com metade do material genético da célula-mãe, a mitose pode ocorrer em células haploides e diploides, enquanto que a meiose ocorre apenas em células diploides.
1
Dislike0
User badge image

Vinicius Magalhães

mitose, no entanto, gera duas células-filhas exatamente iguais à primeira, com a mesma carga genética. Os conteúdos genéticos da célula-mãe e das células-filhas são, portanto, idênticos, com o mesmo número de cromossomos. ... As células-filhas na meiose possuem metade do número de cromossomos das células-mãe.

0
Dislike0
User badge image

Jessica Mieth

A mitose é uma forma de divisão celular eucariótica que produz duas células-filhas com o mesmo componente genético que a célula-mãe. Os cromossomos replicados durante a fase S são divididos de forma a assegurar que cada célula-filha receba uma cópia de cada cromossomo. Ao dividir ativamente as células animais, todo o processo leva cerca de uma hora. Os cromossomos replicados são ligados a um 'aparelho mitótico' que os alinha e depois separa as cromátides irmãs para produzir uma partição uniforme do material genético. Essa separação do material genético em uma divisão nuclear mitótica (ou cariocinese) é seguida por uma separação do citoplasma da célula em uma divisão celular (ou citocinese ) para produzir duas células-filhas.Meiose é a forma de divisão celular eucariótica que produz células sexuais haplóides ou gametas (que contêm uma única cópia de cada cromossomo) de células diplóides (que contêm duas cópias de cada cromossomo). O processo toma a forma de uma replicação de DNA seguida de duas divisões celulares e nucleares sucessivas (Meiose I e Meiose II). Como na mitose, a meiose é precedida por um processo de replicação do DNA que converte cada cromossomo em duas cromátides irmãs.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais