Buscar

Como agir

Pct, 35 anos, masculino, relatou que foi ao dentista e houve a necessidade de várias doses de lidocaína até dose máxima para obter efeito anestésico desejado. durante anamnese farmacêutica, relatou que faz uso crônico de cocaína (efeito lidocaína like- bloqueio de canais de Na+). Explique a nivel farmaco dinamico oque ocorreu , como reverter e qual intervenção farmacologica ou nao farmacologica deve ser insstituida.

💡 2 Respostas

User badge image

Isabela Palitot

Os efeitos da cocaína podem ser explicados por sua ação em vários receptores. A cocaína bloqueia a recaptação de catecolaminas nos terminais pré-sinápticos de nervos simpáticos, o que resulta em acúmulo de catecolaminas na fenda sináptica e aumenta a estimulação de células receptoras. O efeito psicoestimulante pode ser explicado por sua capacidade de aumentar os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina no encéfalo.A cocaína exerce seu efeito anestésico local bloqueando os canais de sódio nas células neuronais, o que impede a condução de impulsos nervosos. Os efeitos sistêmicos ocorrem como resultado da capacidade de, simultaneamente, aumentar os níveis de catecolaminas bem como bloquear a sua recaptação, o que leva a um agonismo contínuo em ambos os receptores alfa e beta.

Após administração aguda de qualquer anestesico, induz um rápido aumento da pressão arterial está associado a casos de morte súbita por hemorragia subaracnóidea e a ruptura de aneurisma aórtico. Em meias palavras a cocaína é um agente simpatomimético que estimula a liberação de noradrenalina e inibe sua recaptação nas terminações nervosas adrenérgicas. Ou seja os usuários de cocaína são pacientes de risco para toda e qualquer complicação cardiovascular. Qual anestesico local em doses suficientes, induz hipertensão arterial e taquicardia, aumentando o débito cardíaco e as necessidades de oxigênio.

Quando ocorrem complicações acerca da intoxicação por anestésicos, podem ser divididas em psicogênicas e não-psicogênicas. As primeiras independem do anestésico e estão relacionadas com os fatores do paciente. As não-psicogênicas, estando relacionadas à técnica de administração inadequada ou superdosagem. Sendo assim, a medida terapêutica correta é devolver a oxigenação e corrigir a acidose. Pois a hipóxia e a acidose potencializam a toxicidade dos anestésicos locais, principalmente dos agentes de longa duração.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A lidocaína é indicada para alívio da dor durante realização de exames e instrumentação (ex.: proctoscopia, sigmoidoscopia, cistoscopia, intubação endotraqueal), para o alívio temporário da dor associada a queimaduras leves e abrasões da pele (ex.: queimadura de sol, herpes zoster e labial, prurido, rachadura de seios, picada de inseto) e, para anestesia de mucosas (ex.: casos de hemorroidas e fissuras).


O excessivo nível sanguíneo pode causar alterações no débito cardíaco, na resistência total periférica e na pressão arterial média. Estas alterações podem ser atribuídas ao efeito depressor direto do agente anestésico local sobre os vários componentes do sistema cardiovascular.


A lidocaína pode ser absorvida logo após a aplicação tópica na membrana mucosa, e seu grau de absorção e porcentagem da dose absorvida dependem da dose total e da concentração administrada, do local da aplicação e do tempo de exposição ao anestésico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais