Buscar

Ao citarmos diretamente um determinado autor em nosso trabalho científico

Ao citarmos diretamente um determinado autor em nosso trabalho científico, precisamos mencioná-lo corretamente para que não se configure ilícito acadêmico, ou seja, para que não venhamos a responder um processo por termos utilizado a criação intelectual de determinado autor sem ao menos mencioná-lo. Sendo assim, quando estamos falando de uma citação direta com menos de três linhas, como ela deve vir explicitada no texto? a.Ela deve vir entre aspas, com corpo 11, respeitando o espaço entrelinhas. b. Ela deve vir em corpo 11, em itálico, sem aspas. c. Ela deve vir entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tamanho de letra e o mesmo espaço. d. Ela deve vir sem aspas, em corpo 10, com espaçamento simples, deslocado do corpo do texto. e. Ela deve vir em corpo 11, em itálico, com aspas.

💡 3 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Conceitos

Para determinar a alternativa correta é necessário recorrer às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • Quanto à formatação geral do texto (ABNT 14724, 2011):
    • 5.1 [...] Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho \(12\) para todo o trabalho, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.
    • 5.2 Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento \(1,5\) entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. As referências, ao fi nal do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. [...]
  • Quanto às considerações de citações (ABNT 10520, 2002):
    • 5.2 As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
    • 5.3 As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de \(4\) cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.

Um citação direta com menos de três linhas deve ser redigida sequencialmente ao texto, utilizando aspas para a identificação da citação, conforme item 5.2 da ABNT 10520 (2002). A alteração na fonte, recuo e espaçamento só são realizadas em citações diretas com mais de \(3\) linhas, conforme item 5.3 da mesma norma. Subentende-se portanto, que deve ser mantida a formatação do parágrafo em citações diretas, cujas recomendações podem ser observadas nos itens 5.1 e 5.2 da ABNT 14724 (2011).


Desta forma, observa-se que a alternativa correta é a alternativa \(\boxed{c}\).


Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10520. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 14724. Rio de Janeiro, 2011.

0
Dislike0
User badge image

M.Eloy

quero saber a resposta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais