Buscar

Na sinalização celular mensageiros secundários ou mediadores intracelulares são sempre moléculas muito pequenas e presentes em baixíssima

 concentração. Por que esta baixa concentração é importante no processo de sinalização celular?

💡 3 Respostas

User badge image

Lu Fujino

Acredito que seja porque a depender da molécula pode haver mais de uma ligação em processos distintos.

Dá uma lida nesse artigo: http://lab-siviero.icb.usp.br/biocel/modulos/MCC/

0
Dislike0
User badge image

Ana Carolina Dos Santos

Quando um ligante se acopla à um receptor na superfície celular, o domínio intracelular do receptor (na parte de dentro da célula) modifica-se de alguma forma. Geralmente, assume uma nova forma que o tornará ativo como enzima ou deixará que outras moléculas se associem.

A mudança no receptor desencadeia uma série de eventos de sinalização. Por exemplo, o receptor ativa outra molécula de sinalização dentro da célula que ativará seu próprio alvo. Essa reação em cadeia pode, eventualmente, levar a mudanças no comportamento ou características da célula como é mostrado no desenho abaixo.

Diagrama em forma de quadrinhos mostrando como os componentes de uma via hipotética de sinalização são ativados sequencialmente, onde um elemento liga o próximo para produzir uma resposta celular.

Por causa do fluxo direcional da informação, o termo a montante é frequentemente usado para descrever moléculas e eventos que vêm no início da cadeia de transmissão, enquanto a jusante deve ser usado para descrever aqueles que vêm depois (relativo a uma molécula particular de interesse). Por exemplo, no diagrama, o receptor é a jusante do ligante, porém a montante das proteínas no hialoplasma. Muitas vias de transdução de sinal intracelular amplificam o sinal inicial, para que uma molécula de ligante possa guiar para a ativação de muitas moléculas de um alvo à jusante.

As moléculas que transmitem um sinal muitas vezes são proteínas. No entanto, moléculas não proteicas, como íons e fosfolipídios, podem também desempenhar papéis importantes.

 

 

https://pt.khanacademy.org/science/biology/cell-signaling/modal/a/intracellular-signal-transduction

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

Para resolver essa questão foram usados conhecimentos em biologia, citologia e sinalização celular.


Sinalização celular é a forma que uma célula se comunica com outra através de emissão de sinais. Esses sinais são responsáveis pela definição de como e quando a célula deve agir. Desta forma, é possível que as células em organismos multicelulares se organizem e realizem suas funções da melhor forma.

Dentro deste processo existe a fase de transdução de sinal, onde a célula converte e amplifica um sinal extracelular num sinal intracelular.


Mesmo em quantidade dininutas, os sinalizadores ampliam o sinal ao longo de uma via de transdução de sinal. Pois, a transdução de sinal envolve uma série de reações em cascata que se repetem sucessivamente, mesmo na presença de apenas uma molécula sinalizadora que se ligar ao seu recetor diversas vezes.

http://knoow.net/ciencterravida/biologia/transducao-de-sinal/ - acessado dia 23/09/18

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais