Buscar

me ajudem nessa perguntaaa

Na noite da última terça-feira, Rosangela, 20 anos, por conta do choro intenso de sua filha recém-nascida Valentina de 1 mês de vida, verificou a temperatura de sua filha e evidenciou 38,8 °C. Por ser um município pequeno do interior do Estado do Acre, o único serviço de saúde é uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que, no momento, encontrava-se fechada, sendo assim, Rosangela resolveu esperar amanhecer para levar sua filha ao médico pediatra. Às 7 horas da manhã, Rosangela já estava com sua filha na UBS, no entanto, foi surpreendida com a informação de que não haveria atendimento do médico pediatra naquele dia, pois o mesmo encontrava-se em viagem. Rosangela, ao conversar com outra mãe na fila da UBS que também buscava por atendimento, resolveu seguir suas orientações e voltar para casa com Valentina e medicá-la com um antitérmico. Porém, na madrugada, a recémnascida chorava muito e começou a apresentar secreções nasais, sendo que a mãe, ao verificar a temperatura, evidenciou 39,5 °C. Assim, na manhã seguinte Rosangela muito preocupada e nervosa com a saúde da filha procurou novamente a UBS, porém o médico pediatra ainda não havia retomado seus atendimentos. Rosangela insistiu no atendimento, mas a atendente demonstrando-se irritada com a insistência da Rosangela, falava que não havia nada a ser feito, além de aguardar o retorno do médico. Vendo que com o passar das horas a situação de sua filha não melhorava, Rosangela resolveu procurar atendimento no Hospital da cidade vizinha (localizada a 100 Km de distância). No atendimento inicial hospitalar, Valentina encontrava-se com febre elevada, secreção nasal e muita falta de ar, e somente após 5 horas aguardando, Rosangela conseguiu o atendimento médico para sua filha. Segundo o médico pediatra, o quadro clínico da Valentina era muito crítico e fez sua internação na Unidade de Terapia Intensiva Infantil (UTI). Valentina teve seu quadro clínico agravado e veio a óbito após 2 horas de sua internação. O laudo médico referente à investigação da causa da morte de Valentina determinou Meningite Bacteriana e grande intervalo de tempo entre o início dos sinais clínicos e o tratamento médico. Agora, a conduta da UBS e do Hospital serão investigados. A direção do hospital divulgou uma nota, esclarecendo que não houve negligência no atendimento da recém-nascida, mas não quis dar mais detalhes ou explicações sobre o caso. No entanto, o delegado responsável pelo caso busca entender o motivo dessa atitude, visto que a UBS do munícipio não prestou atendimento à recém-nascida. Rosangela está analisando a possibilidade de acionar judicialmente as instituições. 

1- Imagine que Rosangela, com o apoio de seus familiares, entrou judicialmente contra a atendente e você foi contratado como advogado de acusação. Crie argumentos para incriminar a atendente, tendo por base o artigo disponibilizado no site e as obras indicadas na bibliografia.

2- Agora imagine que você foi contratado para defender a atendente. Crie argumentos em sua defesa, observando os critérios mencionados.

3- Por último, imagine que você é o juiz que julgará o caso. Faça o julgamento de modo imparcial e justifique os seus motivos, com base nos textos sugeridos

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Henrique

Olá!


Inicialmente, vemos que a atendente apresentada na questão não utilizou os recursos disponíveis para o atendimento da criança.

Deste modo, para ser mais exato, esse caso se tratava de uma emergência, onde a mesma deveria recorrer de imediato a outros profissionais da Unidade, esses que saberiam direcionar a paciente de maneira adequada ao setor responsável.

Até a próxima.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

me ajudem por favor

Homem, Cultura e Sociedade

UNOPAR

User badge image

Cássia Oliveira

Question Icon

gente me ajudem a responder

Homem, Cultura e Sociedade

UNOPAR

User badge image

danny

Materiais relacionados