Buscar

Aplicando uma diferença de potencial de 100V sobre um resistor de , determine: (b) Qual a potência dissipada?

(c) Se possuímos vários resistores, como o especificado 48Ω , e desejamos um resistor equivalente de 144Ω , que tipo de associação devemos fazer? Quantos resistores serão utilizados nesta associação?Justifique sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Vandrianne Rodrigues

Se vc fizer uma associação em série com 3 resistores de 48Ω vc obtem a resistência equivalente de 144Ω, visto que, para associação em série, basta somar as resistências.

3 x 48 = 144Ω

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A associação dos resistores pode ser em série ou paralelo.

 - Associação em série
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.

- Associação em paralelo
Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).
A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.

Neste caso como desejamos um resistência equivalente maior do que o resistor de menor resistência devemos utilizar a associação em série. Então como precisamos de 148Ω e cada resistor equivale a 48Ω, podemos utilizar 3 resistores em série de 48Ω. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais