Buscar

diferencie os termos ‘tonalidade’ e ‘modo’ em música.

💡 4 Respostas

User badge image

Marlova L

A) Tonalidade:

É o fenômeno harmônico que reguem a formação das escalas. É um sistema de sons baseados nas escalas maiores, menor harmônica, menor melódica e menor natural. Ao ouvir uma escala observe que os sentidos das notas repousam em certos graus, devido a atrações que uns exercem sobre os outros. O repouso absoluto é feito no I grau (função Tônica), centro de todos os movimentos.

B) Tom:

É a altura onde se realiza a tonalidade, já que existe uma série de tons em diferentes alturas. Por exemplo: se a tônica de uma música for a nota Lá, quer dizer que a tonalidade se realiza no tom de Lá (maior ou menor).

Como se vê, filosoficamente existe diferença entre tonalidade e tom. Na pratica, porém, eles se confundem, tendo o mesmo significado. Exemplo: tonalidade de Ré maior ou tom de Ré maior.

C) Modos gregos:

Mantendo as mesmas notas de uma escala qualquer, e mudando os intervalos de lugar teríamos uma nova escala, pois os novos intervalos serão alterados, ou seja, podemos chegar à conclusão que se a escala tem 7 notas, então eu posso ter 7 escalas diferentes, com as mesmas notas. Sabendo disso deu - se nomes para tais mudanças que são os chamados modos gregos .

D) Modo:

Modo é a maneira pela qual se constrói uma determina escala, ou seja, se dissermos que estamos em um modo maior, significa que esta obedece a uma escala maior, e não que desta se constrói uma outra classificação interválica de uma mesma escala. 

1
Dislike0
User badge image

Eddy Music

dades escalas originadas de dois modos gregorianos que seguem um padrao por ex TTSTTTTST para maior assim respeitando isso em diversas alturas, modo por ex eé se voce comeca uma escala da nota Sol usando so as teclas brancas do piano, assim tera outra disposicao de distancia entre tons e semitons, sendo assim  se começa na nota sol e segue pelas brancas devido aos intervalos entre as notas seraá tocada a escala de Sol Mixolidio

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Tonalidade se refere à escalas tonais e modo se refere a escalas em geral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais