Buscar

Eis por que são aceitos sem resistência?

A cultura contemporânea confere a tudo um ar de semelhança. O cinema, o rádio e as revistas constituem um sistema. Cada setor é coerente em si mesmo e todos o são em conjunto. Podemos ver tal consonância até mesmo na arquitetura, onde aqueles prédios destinados ao poder se assemelham em qualquer lugar do mundo. Os edifícios luxuosos e luminosos são sinais exteriores do engenhoso planejamento das corporações internacionais. Para Adorno e Horkheimer (1969), ¿O fato de que milhões de pessoas participam dessa indústria imporia métodos de reprodução que, por sua vez, tornam inevitável a disseminação de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais. O contraste técnico entre poucos centros de produção e uma recepção dispersa condicionaria a organização e o planejamento pela direção. Os padrões teriam resultado originalmente das necessidades dos consumidores: eis por que são aceitos sem resistência¿. Podemos entender que a primeira explicação para a existência da indústria cultural está

💡 3 Respostas

User badge image

May Magalhães

A pergunta poderia ser reformulada para melhor compreensão.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A existência dessa indústria ocorre por conta dos avanços tecnológicos. Em seus dias anteriores, a mudança tecnológica foi ilustrada com o " Modelo Linear de Inovação ", que foi largamente descartado para ser substituído por um modelo de mudança tecnológica que envolve inovação em todas as fases de pesquisa, desenvolvimento, difusão e uso. Quando se fala em "modelar a mudança tecnológica", isso geralmente significa o processo de inovação.

A própria mudança tecnológica é muitas vezes incluída em outros modelos (por exemplo, modelos de mudança climática) e muitas vezes foi tomada como um fator exógeno . Atualmente, o TC é mais frequentemente incluído como um fator endógeno. Isso significa que é tomado como algo que você pode influenciar. Hoje, existem setores que sustentam que a política pode influenciar a velocidade e a direção da mudança tecnológica. Por exemplo, os proponentes da hipótese da Mudança Tecnológica Induzida afirmam que os formuladores de políticas podem direcionar os avanços tecnológicos influenciando os preços dos fatores relativos e isso pode ser demonstrado na forma como as políticas climáticas impactam o uso de energia fóssil, especificamente como ela se torna relativamente mais caro.

Até agora, a evidência empírica sobre a existência de efeitos de inovação induzidos pela política ainda é escassa e isso pode ser atribuído a uma variedade de razões fora da escassez de modelos (por exemplo, incerteza política de longo prazo e fatores exógenos de inovação (dirigida)). Um conceito relacionado é a noção de Mudança Técnica Dirigida com maior ênfase nos efeitos de escala direcionados induzidos pelo preço, e não na política.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais