Buscar

ação dos medicamentos e substâncias químicas no organismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Brenda Êmile

Entenda como é a ação dos medicamentos em nosso corpo

Sabemos que existe remédio para praticamente todo tipo de dor e enfermidade, mas nem sempre entendemos como exatamente é a ação dos medicamentos em nosso organismo. Você sabe por que uma dor de cabeça passa quando tomamos um analgésico, por exemplo? Entenda melhor o assunto em nosso post de hoje!

O caminho dos medicamentos no corpo

O caminho que um medicamento percorre ao ser ingerido não é curto. No caso dos comprimidos e cápsulas consumidos via oral, o percurso começa pela boca, passando pela faringe e esôfago. Em seguida vai para o estômago, onde as enzimas digestivas iniciam o processo de triturar o medicamento. Após essa etapa, a substância chega ao intestino, onde se dará a maior parte da absorção do princípio ativo. É a partir desse estágio que o remédio encontra os vasos sanguíneos e passa a circular pelas veias e artérias, até chegar ao ponto certo do corpo onde precisa agir.

A ação dos medicamentos

Um medicamento só entra de fato em ação quando seu princípio ativo interage com as moléculas do corpo denominadas receptores, sendo que cada órgão possui receptores específicos — para surtir efeito, é preciso que a substância encontre moléculas que se encaixem com sua fórmula química.

Como exemplo, temos a ação do analgésico no caso de uma dor de cabeça. Chamada de cefaleia, a dor de cabeça geralmente ocorre quando há uma pressão ou irritação dos vasos sanguíneos ou meninges, ocasionada por um trauma ou processo inflamatório. Durante a cefaleia ocorre uma transmissão ao cérebro comunicando que aquela parte do corpo está irritada e doendo. O analgésico comum age diretamente no sistema nervoso central, modificando o estímulo da dor e bloqueando os impulsos, para que o cérebro não interprete a mensagem emitida anteriormente. O alívio ocorre porque o medicamento age nos receptores da dor, alterando o processamento dos sinais enviados ao cérebro pelos nervos.

Tipos de medicamentos

Os medicamentos são apresentados de formas diversas, cada qual com seu efeito e objetivo específico, além de diferente forma de ação. Conheça os principais tipos:

Efeito rápido

São os medicamentos inaláveis, injetáveis ou sublinguais (comprimidos que dissolvem debaixo da língua). Esse tipo é o mais indicado para dores intensas ou problemas agudos, que necessitam de uma solução imediata, pois entram em contato mais rapidamente com o sangue.

Efeito local

São as pomadas, emplastos, cremes e sprays. Esse tipo serve para problemas na pele ou musculares, em casos onde a substância não precisa alcançar outras áreas do corpo.

Blindados

São medicamentos em forma de gel ou pó que são apresentados envolvidos em cápsulas, para que o conteúdo não dissolva antes de alcançar o órgão-alvo. Alguns são encapsulados pelo fato de o conteúdo ser prejudicial para a boca ou para as mucosas da garganta.

Agradáveis

São os xaropes, mastigáveis ou em gotas, medicamentos com sabor, cor e aroma para facilitar sua ingestão, especialmente pelas crianças.

É importante reforçar que cada um desses tipos de medicamentos é indicado de acordo com a necessidade do paciente e somente um médico pode decidir qual é o ideal para cada caso.

Restou alguma dúvida sobre a ação dos medicamentos no organismo ou tem algo a compartilhar sobre o assunto? Deixe a sua mensagem em nosso espaço para comentários!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais