Buscar

Blastocisto humano

Grande polêmica tem sido criada acerca de células-tronco embrionárias obtidas a partir da massa celular interna do blastocisto humano. Apesar do seu potencial de diferenciação em diversos tipos celulares do organismo já ter sido bem descrito, a utilização terapêutica destas células ainda não foi oficialmente aprovada". Isso se deve principalmente

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Um blastocisto é um embrião com 5 ou 6 dias de vida (em alguns casos, 7 dias) e que é composto por aproximadamente 200 células. Comparativamente aos embriões com menos dias, este embrião apresenta uma estrutura celular mais diferenciada, composta por uma cavidade central (cavidade do blastocelo) e por dois tipos de células: as células da trofoectoderme (que mais tarde se vão desenvolver e formar a placenta) e as células da massa celular interna (que irão formar o feto). O blastocisto representa o estadio de desenvolvimento embrionário prévio à implantação no útero materno.


Após a fertilização iniciam-se uma série de divisões celulares resultando num aumento do número de células chamadas de blastómeros, em consequência constituiu-se um embrião formado por uma massa de pequenas células em forma esférica – estádio de mórula. O acumulo gradual de líquido endometrial entre os blastómeros da mórula acaba por criar uma grande cavidade, separando os blastómeros em duas zonas. As células localizadas na periferia da mórula originam uma camada de células mais externa designada de trofoblasto e o grupo de células mais centrais originam a massa celular interna.


Durante o desenvolvimento embrionário existem vários tipos de blastocisto, e para simplificar a terminologia, nós embriologistas utilizamos algumas siglas (BI, BC, BE, BHi e BH). Os blastocistos evoluem de blastocisto inicial, para blastocisto cavitado, expandido e em eclosão. Passo a explicar: 

- Blastocisto inicial (BI) (começa a observar-se uma pequena diferenciação das células);

- Blastocisto cavitado (BC) (já se observa uma cavidade mas esta cavidade ainda não ocupa mais de 50% do blastocisto; a zona pelúcida, que é a membrana que protege o blastocisto ainda se encontra espessa).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais