Buscar

o que e embriogenese?

💡 2 Respostas

User badge image

Raysla Almeida

Também pode ser chamado de desenvolvimento embrionário. É o estudo da formação do embrião que se inicia com a fecundação do espermatozoide (gameta masculino) e ovócito (gameta feminino) formados no processo de gametogênese (formação de gametas) para formar uma única célula altamente totipotente (se especializa em qualquer tipo de célula) chamada de zigoto/ovo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A embriogênese humana é um processo complexo que ocorre durante as primeiras oito semanas após a fertilização. O processo de embriogênese começa com um ovo ou óvulo sendo fertilizado por um espermatozóide para formar um zigoto. O zigoto é cercado por uma membrana forte composta de glicoproteínas, que o esperma conseguiu penetrar. O zigoto é formado 24 horas após o núcleo do óvulo e do espermatozoide se fundirem. O zigoto é uma célula diplóide única.


Nos três dias seguintes, o zigoto passa por várias divisões celulares, um processo conhecido como clivagem. Uma vez que o embrião atingiu o estágio de 8 células, ele passa por outro processo chamado compactação, que envolve a ligação firme das células para criar uma esfera compacta. Após a compactação, o embrião é composto de 16 células, o que é referido como a mórula.


Após mais um dia, uma cavidade conhecida como blastocele se desenvolve na mórula. Células dentro da blastocele compactam e achatam para formar uma estrutura conhecida como blastocisto. Cerca de 24 horas depois, o blastocisto se move em direção ao útero, onde se implanta no revestimento. Durante a semana seguinte, a massa de células se divide rapidamente, dando origem a uma estrutura em forma de disco que tem duas camadas. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais