Buscar

Alguém pode me ajudar na resolução desta questão : se x+y +xy = 54, então qual o valor de x+y ?

toda equação de primeiro grau...c com duas icognitas so se resolve como um sistema?

💡 10 Respostas

User badge image

Antonio Filho

Mano só se pode ter uma única solução para x e y se for com um sistema de duas equações. Se eu tiver somente uma equação irei ter infinitas soluções que irão satisfazer a equação. Na verdade uma equação de primeiro grau com duas variaveis é uma reta. Uma reta possui infinitos pontos. Logo existem infinitos pares ordenados (x, y) que pertencem a essa reta. Por exemplo: Tomemos uma reta r da forma Ax + By + C = 0, com A = 2, B = 1 e C = 3. Logo teremos que a reta r é: 2x + y + 3 = 0. Existe uma infinidade de pares ordenados que satisfazem essa equação. Eis algums: (-3/2, 0), (0, -3), (-1, -1), (-2, 1), (-4, 2), entre outros. Percebemos que não existe somente uma única solução. No entanto, sua questão não pede a solução de x e y, mas a soma dos mesmos. O que eu consegui encontrar da questão que vc apresentou foi isso:

x + y + xy = 54 ∴ x + xy + y = 54 ∴ x + xy + (xy - xy) + y = 54 ∴ x + (xy + xy) - xy + y = 54 ∴ x + 2xy + y - xy = 54 ∴ (x + y)² - xy = 54 ∴ (x + y)² = 54 - xy ∴ x + y = √54 - xy. 

O unico resultado que consegui encontrar de imediato foi esse. Não é um resultado numérico, mas possui uma importancia algebrica. Meu amigo espero ter ajudado em algo. Tenha bons estudos. E se minha resposta o satisfez peço que a aprove. Abraços e desde já muito obrigado pela atenção.

2
Dislike0
User badge image

cleilson toushirou

vlw mano... ajudou bastante estava sem argumento pra solução deste problema. 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Cálculo Numérico.


Para resolver a equação, resolve-se o sistema para y e para x, por fim soma-se o mesmo:

Uma equação do primeiro grau com duas incógnitas proporcionará uma solução com infinitas soluções, sendo que só se terá uma única solução para x e y se for um sistema de duas equações.


Portanto, para resolver a equação deve-se aplicar os passos demonstrados acima.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais