Buscar

por que a levodopa deve ser associada á carbidopa no tratamento da doença de parkinson?

💡 2 Respostas

User badge image

Rubiana Soares

inibe a enzima (dopa descarboxilase) para q maior [ ] de levodopa chegue no SNC

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A enzima monoaminoxidase-B (MAO-B), intimamente ligada à levedopa, se localiza na superfície externa das mitocôndrias e em maiores concentrações nas terminações dos nervos no cérebro e age na transformação da dopamina no seu metabolito, o ácido homovanílico. É portanto, uma das enzimas responsáveis pela remoção natural da dopamina após ter sido utilizada pelo seu recetor. As drogas inibidoras da MAO-B, nomeadamente, a selegilina e a rasagilina, atuam reduzindo a velocidade de remoção da dopamina, aumentando o seu tempo de vida útil e elevando os níveis de dopamina.


MAO-B é normalmente responsável para a destruição da dopamina. Se os efeitos desta enzima são obstruídos a acção da dopamina está prolongada.


Portanto, a levodopa deve ser associada á carbidopa, pois os inibidores de MAO-B podem melhorar os sintomas da doença de Parkinson mas são menos eficazes do que o levodopa. Podem causar efeitos secundários tais como a náusea, a dor abdominal, a dor de cabeça, etc.

Fonte: http://parkinsonipbessa.blogspot.com/2013/01/inibidores-selectivos-da-mao.html

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais