Buscar

imunologia

) De acordo com o conhecimento prévio em microbiologia diga qual a forma, arranjo e classificação tintorial das seguintes bactérias: a) Staphylococcus aureus b) Streptococcus pneumonie c) Escherichia coli d) Bacillus cereus

💡 2 Respostas

User badge image

Victoria Iatarola

lnlkn

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

a) O Staphylococus aureus (Estafilococos aureus) é uma das bactérias mais comuns na prática clínica, uma vez que costuma colonizar a pele de até 15% dos seres humanos.

O Staphylococcus aureus é responsável por vários tipos de infecção em nosso organismo. As infecções de pele são as mais comuns, e qualquer porta de entrada, mesmo uma mordida de inseto, pode ser suficiente para o desenvolvimento destas. As infecções de pele mais comumente causadas pelo S.aureus são o impetigo, foliculite, terçol, síndrome de pele escaldada estafilocócica, mastite puerperal e a celulite.


b) O pneumococo, nome comum da espécie Streptococcus pneumoniae, é um microrganismo bastante importante e de especial relevância para a saúde humana, na medida em que é o agente causador de várias doenças graves que podem conduzir à morte. Esta bactéria é a maior causa de pneumonia bacteriana e do desenvolvimento de meningites em adultos, para além da otite média em crianças, assume, assim, especial interesse do ponto de vista clínico. Os Streptococcus pneumoniae também causa otite média, que é uma infeção do ouvido médio, bastante comum em crianças. Nos adultos provoca meningite bacteriana. O sinal mais evidente da meningite bacteriana é a rigidez da nuca, apresentando-se o pescoço inflexível.


c) Escherichia Coli é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas. Certos tipos são nocivos e causam uma gastroenterite com intensa diarreia com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou uma infecção urinária.

Existem 4 tipos de E. coli que causam infecções intestinais, E. coli enterotoxigênica, enteroinvasiva, enteropatogênica e enterohemorrágica. Estes tipos de E. Coli podem ser identificados num exame de fezes solicitado pelo médico, principalmente em caso de crianças, grávidas, idosos ou pessoas com sistema imune enfraquecido como as que estão no tratamento contra o câncer ou Aids, por exemplo.


d) Bacillus cereus é uma bactéria da família Bacillaceae que se destaca por ter formato de bastão, ser gram-positiva, aeróbica facultativa, formadora de esporos esféricos e responsável pela produção de uma grande quantidade de toxinas. Possui a capacidade de crescer em temperaturas baixas, em torno de 5º C, e de germinar em altas temperaturas, cerca de 50ºC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais