Buscar

qual a importância das ramificaçoes do glicogênio

💡 2 Respostas

User badge image

Vydha Luiza

Cada ramificação do glicogênio termina com um açúcar não redutor, sendo assim ele tem tantos terminais não redutores quantas ramificações, porém com um único terminal redutor. Quando este é utilizado como fonte de energia, suas unidades de glicose são retiradas uma a uma, a partir dos terminais não redutores. As enzimas podem agir em muitos terminais, fazendo com que este polissacarídeo se reduza a um monossacarídeo.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O glicogênio é uma forma de armazenamento prontamente mobilizada de glicose. É um polímero muito grande e ramificado de resíduos de glicose que pode ser decomposto para produzir moléculas de glicose quando a energia é necessária. A maioria dos resíduos de glicose no glicogênio é ligada por ligações α-1,4-glicosídicas. Ramos a cada décimo resíduo são criados por ligações α-1,6-glicosídicas. Lembre-se de que as ligações α-glicosídicas formam polímeros helicoidais abertos, enquanto as ligações β produzem filamentos quase retos que formam fibrilas estruturais, como na celulose.

O glicogênio não é tão reduzido quanto os ácidos graxos e, consequentemente, não é tão rico em energia. Por que os animais armazenam energia como glicogênio? Por que não converter todo o excesso de combustível em ácidos graxos? O glicogênio é uma importante reserva de combustível por vários motivos. A quebra controlada do glicogênio e a liberação de glicose aumentam a quantidade de glicose disponível entre as refeições. Assim, o glicogênio serve como um tampão para manter os níveis de glicose no sangue.

O papel do glicogênio na manutenção dos níveis de glicose no sangue é especialmente importante porque a glicose é virtualmente o único combustível usado pelo cérebro, exceto durante a fome prolongada. Além disso, a glicose a partir do glicogênio é prontamente mobilizada e, portanto, é uma boa fonte de energia para atividades súbitas e extenuantes. Ao contrário dos ácidos graxos,

0
Dislike0
User badge image

Nicole Murgolo Simão

ramificações da menor pressão osmatica, sendo mais degradavel e mais facil de ser consumido, por se tratar da maior fonte de reserva animal,isso é muito importante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais