Buscar

resumo A ideologia alemã

💡 1 Resposta

User badge image

Victoria Reghini

A finalidade do autor, é criticar os hegelianos e desliga-se dos mesmos. Pois o sistema idealista hegeliano foi criticado por discípulos tardios de hegel, sendo figurado por Engels, entretanto, seu postulado básico não foi negado. Ou seja, é, eles aceitaram a ideologia de que o mundo real é produto do mundo ideal. A obra teria diminuído a história dos homens a uma concepção mentirosa e a uma mera abstração. Marx rejeita a crença hegeliana e procura afirmar que os homens não organizaram suas relações em decorrência das representações que faziam. Ele diz que não foram as representações de Deus que alienaram o homem, com é o caso na crítica de feuerbachiana da religião. O homem não foi dominado pelo seu próprio mundo imaginário, mas sim por causa das relações reais e históricas.

Marx denuncia o comprometimento ideológico desses filósofos alemães a relacionar a revolução filosófica dos hegelianos a uma exploração industrial e uma disputa comercial para vender os produtos derivados dessa indústria no mercado intelectual alemão. Faz a comparação a ilusão desses filósofos a de um homem que julga poder se salvar de um afogamento, denunciando que as condições reais do homem só podem ser mudadas a partir da mesma mesmas. O modo de vida de hoje que temos se tornou possível, apenas, porque ocorreu um expressivo aumento da população, e acarretou a necessidade de ampliar as trocas comerciais, divisão do trabalho e a divisão entre a cidade e o campo.

Uma nova estrutura social se forma quando trocamos a caça e coleta através do pastoreio e a agricultura. E com o crescimento da população veio juntamente as necessidades de criar terrenos para a escravidão, comercio e para guerras. Deixa de ser algo tribal e começa a ser comunal, por conta de uma junção de diversas tribos em uma mesma cidade. E é aí que o autor se questiona se de fato foi o contrato social ou uma conquista violenta. E com isso podemos compreender o conceito real que independe da nossa vontade e com isso acaba se distinguindo do que é realmente ideal. Para Marx, a ideologia inverteu as ideias que no caso seriam as expressões da atividade material dos indivíduos concluindo-se que o processo de vida foi ordenado pela essência, que também foi resultado do processo histórico. É apenas no real que se examina a ideologia. Portanto, a moral e a religião não dispõem independência e muito menos a história. Pelo fato de que elas se desenvolvem do material do homem. E com isso o modo de considerar parte das premissas reais, que são os homens sua atividade empiricamente visível. Então percebemos que o real conceito fundamental para a crítica do autor é o da realidade.

A obra nos conta que a primeira relação social nasce também de uma condição material, que é a família. Devido às a produção de uma teoria só entra em contradição com as relações sociais porque essas relações entraram em contradição com a força produtiva entre o trabalho material e o intelectual. A divisão de trabalho provoca também na divisão entre o interesse individual e coletivo. É a divisão de interesses que torna a ação do homem em força estranha a ele mesmo, à qual ele se opõe. A classe que alcança o poder político aponta seu próprio interesse como interesse geral. O modo de produção comunista não seria um ideal pelo qual a realidade deveria se dirigir, mas um deslocamento real que supera o estado atual das coisas. No conceito de Marx, não acontece uma saída da civilização, nós podemos no o quanto for possível revolucionar apenas seu atual estágio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais