Buscar

direito civil

Pedro compromete-se com a confecção Radial, em razão de um contrato de publicidade, a só aparecer em público utilizando as roupas pela empresa fornecidas. O contrato foi firmado pelo período de um ano e com remuneração mensal fixada em R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Com relação à cláusula proibitiva contida no contrato, identifique: a. Accipiens e Solvens; Objeto Imediato e Objeto Mediato. b. Imagine que no primeiro dia de vigência do contrato a empresa Radial não encaminhou as roupas a Pedro que, necessitando ir à farmácia, aparece em público com roupa não pertencente à empresa contratante. Pedro foi fotografado por importante revista de moda. Pode, nesse caso, a empresa contratante resolver o contrato alegando inadimplemento e ainda pedir perdas e danos? Justifique sua resposta

💡 3 Respostas

User badge image

marcelo alonso

Solvens é o pagador Confecção Radial, seja ela devedora ou não, e o accipiens é Pedro quem recebe o pagamento, seja ele o credor ou não. O objeto imediato é a obrigração de só apatecer em publico uniformizado com contraprestação imediata de pagar o preço. O objeto mediato é o umiforme e os R$ 5.000,00 em espécie. A empresa contratante nao pode resilir o contrato, pois, de fato, quem inadimpliu com a sua obrigacao foi a empresa, a qual deixou de fornecer o uniforme ao contratado. Quem poderia rescindir o contrato seria Pedro, o contratado, ex vi art. 476, do CC.
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

“Accipiens” é o sujeito ativo da relação, ou seja, a Confecção Radial e “solvens” é o sujeito passivo, ou seja, Pedro.

Objeto imediato é a obrigação de não fazer algo. Objeto mediato é Pedro não aparecer em público utilizando roupas de outras marcas.

A confecção não pode resolver o contrato alegando inadimplemento, pois, de acordo com o artigo 248 do Código Civil, se a prestação do fato tornar-se impossível sem culpa do devedor, resolver-se-á a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos. Como a confecção deu causa, Pedro poderá resolver a obrigação sem o dever de indenizar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais