Buscar

como calcular ativo e passivo do patrimonio liquido

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O patrimônio líquido é o valor pelo qual os ativos excedem os passivos. O patrimônio líquido é um conceito aplicável aos indivíduos e às empresas como uma medida-chave de quanto uma entidade vale. Um aumento consistente no patrimônio líquido indica boa saúde financeira; Inversamente, o patrimônio líquido pode ser exaurido por perdas operacionais anuais ou por uma redução substancial nos valores dos ativos em relação aos passivos.

Na verdade, o balanço patrimonial também é conhecido como uma demonstração do patrimônio líquido, pois o valor do patrimônio de uma empresa é igual à diferença entre o valor do total de ativos e o total do passivo. Observe que os valores no balanço de uma empresa destacam custos históricos ou valores contábeis, e não valores de mercado atuais.

Uma empresa que seja consistentemente lucrativa terá um patrimônio líquido crescente ou valor contábil, desde que esses lucros não sejam totalmente distribuídos aos acionistas como dividendos, mas sejam retidos no negócio. Para empresas públicas, o aumento dos valores contábeis ao longo do tempo pode ser recompensado por um aumento no valor das ações negociadas nos mercados.

0
Dislike0
User badge image

kalil mustafa

Ativos são todos os bens e direitos que a empresa possui em um determinado momento. Neste momento o raciocínio deve estar bastante intuitivo para você. Se um ativo é tudo aquilo que a empresa possui em determinado momento, logo, o passivo será o contrário, ou seja, ele representa as obrigações que a empresa tem, suas dívidas em um determinado momento. Em outras palavras, tratam-se de dívidas, valores que precisam ser pagos a terceiros.

Quando falamos em bens, direitos e obrigações, estamos nos referindo ao patrimônio, que pode ser de uma pessoa ou, como no caso do presente texto, de uma empresa.

Sendo assim, entendemos como patrimônio todo o conjunto que envolve ativos e passivos vinculado a uma organização. Para fins contábeis, analisamos dentro do conceito de patrimônio empresarial somente aquilo que pode ser avaliado em moeda.

0
Dislike0
User badge image

Franciane Lima


1.Ativo=Passivo+Patrimonio Liquido 

Neste caso o conjuto de bens e direitos supera o de obrigaçoes.

2.Ativo=Patrimonio Liquido

Aqui o passivo é igual a zero,nao existem obrigaçoes que a empresa tem que cumpri com terceiros.

3.Ativo=Passivo

Aqui o patrimonio liquido é igual a zero e nao há capital proprio,que indica que o ativo dessa empresa foi financiado com recursos fornecidos por terceiros.Aqui se trata de uma situaçao nula ou compensada,temos um estado de alerta de dificuldades financeiras.

4.Ativo+Patrimonio Liquido=Passivo

Este resultado indica que a empresa esta em estado de insolvênciaem que parte das obrigaçoes nao tera como ser paga caso a empresa converta todo seu ativo em dinheiro para quitar suas dividas.Como o ativo nao é suficiente para liquidar as dividas,a empresa encontra-se em défcit.Sendo assim ela deve aumentar o PL a patir de aumento de capital pelos sócios.

Quando a situaçao é deficitaria chamamos a de passivo a descoberto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais