Buscar

Leia os trechos a seguir:

Leia os trechos a seguir:

“Uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensar a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.”

“Quando vemos que as verdades da vida são menos uma questão de posição: estamos relativizando. Quando o significado de um ato é visto não na sua dimensão absoluta mas no contexto em que acontece: estamos relativizando. Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos: estamos relativizando. Enfim, relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou em bem ou mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença. ”

(Fonte: ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros passos, 124), p. 7-20)

 

Tendo como base os excertos acima transcritos, analise as afirmações a seguir:

I Quando um indivíduo ou grupo toma a sua cultura pela perspectiva do juízo de valor, damos o nome de relativismo cultural.

II A intolerância e a hostilidade com um costume, hábito ou comportamento diferente configura um dos desdobramentos do relativismo.

III Da percepção da pluralidade humana, surgiu a ideia de que cada cultura possui traços específicos. Esta constatação não exclui, no entanto, a ideia de que essa mesma formação cultural pode apresentar pontos comuns com outras culturas. Essas ideias caracterizam, portanto, o relativismo cultural.

IV A compreensão das práticas culturais em suas múltiplas dimensões compõe um dos pontos que define o etnocentrismo.

 

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

a.

F, F, V, F

b.

V, F, V, V

c.

F, F, F, V

d.

V, V, V, F

e.

V, F, V, F

💡 1 Resposta

User badge image

Dey Neves

D
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais