Buscar

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

A Constituição Federal de 1988 ao incluir a Seguridade Social em seu sentido amplo (Assistência Social, Previdência Social e Saúde) como dever do Estado, teve por objetivo:

 


Alternativas:

  • Garantir os direitos sociais a população como forma de promoção da igualdade.

  • Combater os efeitos deletérios do desenvolvimento desigual do capitalismo no Brasil, com a participação do Estado no financiamento privado da Seguridade Social.

  • Permitir maior ação do capital, por meio da garantia dos direitos sociais a população.

  • Combater os efeitos deletérios do desenvolvimento desigual do capitalismo no Brasil, ampliando o acesso aos direitos sociais como forma de redução da desigualdade.

  • Ampliar a ação do capital por meio da redução da desigualdade.

💡 2 Respostas

User badge image

Vânia Duarte

1. Assistência Social - Constituição Federal de 1988.

É dever do Estado prestar assistência social às pessoas carentes, sem exigência de contribuição, como forma de assegurar o mínimo existencial, materializando o corolário da dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, registra-se a importância do Benefício de Prestação Continuada (BPC), fundamentado na própria CF/1988, art. 203, inc. V, como direito de cidadania, que garante um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme requisitos estabelecidos em lei.

Discutir a Seguridade Social é de suma importância, especialmente num país com índices elevados de pobreza em algumas regiões, crescente aumento da população de idosos (atualmente equivalente a 7% da população do Brasil é composta de idosos), além do vergonhoso índice de acidentes de trabalho e de mortes em acidentes de veículos, que oneram expressivamente as despesas com saúde pública e previdência social.

O nosso objetivo, além de apresentar e conceituar os objetivos e princípios constitucionais da Seguridade Social, é demonstrar através de quais benefícios sociais criados pela legislação infraconstitucional, os objetivos estão sendo alcançados, ou, pelo menos, perseguidos.

1
Dislike0
User badge image

Lorraine Nascimento

Garantir os direitos sociais a população como forma de promoção da igualdade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais