Buscar

Diferencie as condutas de organização criminosa, associação criminosa e associação criminosa para fins de tráfico de drogas

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Pires

19

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O crime de organização criminosa está previsto no artigo 1º §1º da lei 12.850 de 2013 que dispõe;

Art. 1º Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado.

§ 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

 

O crime de associação criminosa está previsto no artigo 288 do Código Penal que dispõe:

    Associação Criminosa

        Art. 288.  Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes:    

        Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.   

 

O crime de associação criminosa está previsto no artigo 35 da lei 11.343 de 2006 que dispõe:

Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º , e 34 desta Lei:

Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa.

A diferença existente é que no crime de organização criminosa 4 ou mais indivíduos com estabilidade, divisão de tarefas e hierarquia tem o fim de praticar infrações penas (Tanto crime quanto contravenção) com penas máximas superiores a 4 anos ou de caráter transnacional independente da pena, já no crime de associação criminosa também está presente a estabilidade e a permanência, porém, a associação é de 3 ou mais pessoas para a prática de crime (e não contravenções), por fim no crime de associação para o tráfico há a associação de 2 ou mais pessoas com estabilidade e permanência para a prática do crime de tráfico de drogas e não outros crimes em geral (nem contravenções).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais