Buscar

Diferencie leis substantivas e leis adjetivas.

Diferenciação.

💡 3 Respostas

User badge image

MICHELL LOPES BARBOSA

Leis substantivas são as que definem relações jurídicas ou criam direitos. É o caso das disposições do Código Civil, Comercial ou Penal. 

Leis adjetivas ou processuais – que abrangem o Direito Judiciário – são as que regulam o modo ou o processo para fazer cumprir as leis substantivas. 

5
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Lei substantiva é aquela que regula a conduta dos indivíduos, estabelecendo e distribuindo obrigações e direitos às partes da relação jurídica.

Difere-se da lei adjetiva na medida em que esta é um acessório à norma substantiva, que orienta a aplicação dessa. As leis adjetivas definem os procedimentos que devem ser adotados pelos operadores do direito ao aplicarem o Direito no caso concreto.

3
Dislike0
User badge image

Vanessa Jessett

Eu colocaria de seguinte maneira : Leis substantivas é aquela que regula a conduta dos índividuos entre obrigações e direitos ( na parte jurídica)  , note que aqui pode não ocorrer a decisão pelo processual - exemplo; eu devo dinheiro a alguém e essa pessoa pode não querer levar a juízo a minha dívida, mas as leis continuam existindo para embasar este conflito.

E leis adjetivas  estabelecem regras relativas ao processual - é um  acessório para aplicação das leis substantivas servindo de referência aos aplicadores de Direito ( juízes , advogados) no caso concreto .Exemplo o Código de Processo Civil , CPP ,etc.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais