Buscar

A Lei Maria da Penha, se tratando de violência doméstica, também é aplicada aos homens e homossexuais?

A violência doméstica tendo homens e homossexuais como vítimas é tida apenas como lesão corporal e/ou outros ou o autor é enquadrado na Lei Maria da Penha?

💡 3 Respostas

User badge image

Tayna Cavalcante

A Lei Maria da penha foi criada para a tutela e salvagurada da mulher , no entanto pela jurisprudência aplica-se analogia em relação aos homoafetivos o primeiro caso  se não me engano  ocorreu em Orixíminar, no Estado do Pará houve uma decisão em que por analogia aplicou-se a lei maria da penha, envolvendo violência entre parceiros homafetivos.

4
Dislike0
User badge image

Leandro Levi

Ola Juliana. De fato a lei Maria da Penha nasceu da necessidade social e jurídica de proteger a mulher membro mais frágil da relação parental, porém, há precedentes no Estado de MG por exemplo em que a lei Maria da Penha foi aplicada em favor de Marido que era espancado pela Mulher usando , é claro, a Analogia para tanto e tendo em vista o princípio constitucional de isonomia entre o homem e a mulher. Na questão dos homoafetivos também há predentes que mostram que a lei maria da Penha pode ser usada para tutelar este tipo de relação também, visto que onde há relação afetiva e consideração do instituto familía a lei poderá ser usada. 

Espero ter ajudado! 

4
Dislike0
User badge image

Aline da Silva França

A lei Maria da Penha em relação aos homoafetitvos já tem a primeira jurisprudência no Estado Acre
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais