Buscar

Como fazer uma Especificação de Requisitos?

💡 3 Respostas

User badge image

Sabrina Franco

Uma boa estratégia para uma especificação de requisitos eficaz é sempre manter a maior proximidade possível com o cliente. Além de auxiliar na qualidade do processo, o contato mais próximo faz com que a equipe de desenvolvimento e o cliente alinhem seus pensamentos em prol do desenvolvimento de um software realmente eficaz. O cliente também é capaz de informar as regras de negócio que o sistema deverá contemplar, outro ponto importantíssimo da especificação de requisitos de software.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um SRS é basicamente o entendimento de uma organização (por escrito) dos requisitos e dependências de um sistema de cliente ou potencial cliente em um determinado momento (geralmente) antes de qualquer projeto real ou trabalho de desenvolvimento. É uma apólice de seguro de mão dupla que garante que tanto o cliente quanto a organização entendam os requisitos do outro a partir dessa perspectiva em um determinado momento.

Um SRS bem projetado e bem escrito realiza quatro objetivos principais:

Ele fornece feedback para o cliente. Um SRS é a garantia do cliente de que a organização de desenvolvimento entende os problemas ou problemas a serem resolvidos e o comportamento do software necessário para resolver esses problemas.

Ele decompõe o problema em partes componentes. O simples ato de anotar os requisitos de software em um formato bem projetado organiza informações, coloca bordas em torno do problema, solidifica idéias e ajuda a decompor o problema em suas partes componentes de maneira ordenada.

Ele serve como uma entrada para a especificação do projeto. Como mencionado anteriormente, o SRS serve como documento pai para documentos subsequentes, como a especificação de design de software e a declaração de trabalho.

Ele serve como documento pai para estratégias de teste e validação que serão aplicadas aos requisitos para verificação.

0
Dislike0
User badge image

Marcela Castagini

A especificação de requisitos tem como objetivo obter produtos de software de melhor qualidade que satisfaçam às reais necessidades dos clientes dentro de prazo e orçamento adequados.

Podemos entender requisito como uma função, restrição ou propriedade que deve ser fornecida, encontrada ou atendida para satisfazer às necessidades do usuário do sistema. (Descreve um serviço ou uma limitação)

Esta comprovado : a maior parte dos problemas , os de maior impacto negativo e os mais onerosos tem origem nas etapas iniciais do desenvolvimento de software. Justamente nas etapas de especificação dos requisitos é onde as principais atividades são definidas e onde os requisitos do produto devem ser identificados e mapeados com objetividade e clareza.

Podemos dizer que as principais causas para o fracasso dos projetos de software são: especificação de requisitos mal formulada e alterações constantes nos requisitos.

Por serem atividades bases do processo de desenvolvimento de software as falhas cometidas nas atividades de definição e validação de requisitos irão originar documentos de requisitos inconsistentes afetando as etapas seguintes de projeto , implementação e testes e gerando produtos de softwares de baixa qualidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais