Buscar

engenharia ambiental

A indústria cimenteira brasileira é a principal recicladora do país, reciclando grandes volumes de escória de alto forno, cinza volante, microssílica, cinza de casca de arroz etc. A reciclagem apresenta vantagens ambientais potenciais, permitindo a redução do consumo de matérias-primas naturais, redução do consumo de energia, redução da poluição, redução do volume de resíduos em aterros e melhoria da durabilidade de muitas soluções da Engenharia Civil. A construção civil, como maior consumidora de matérias-primas naturais, possui grande capacidade de reciclagem e deve reciclar seus próprios resíduos e também os de outras cadeias produtivas. Assinale a alternativa falsa, entre as apresentadas abaixo, abordando o assunto exposto:

💡 2 Respostas

User badge image

fabricio gomes

NAO CONTEM AS ALTERNATIVAS 

0
Dislike0
User badge image

BerG

No Brasil e no exterior, a indústria da construção civil se destaca como a maior consumidora de recursos naturais e a maior geradora de resíduos. A sua disposição final fica mais complicada a cada dia, devido aos elevados custos com transporte e à dificuldade na escolha de áreas que atendam aos requisitos ambientais. Devido a essa situação, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou a Resolução CONAMA nº. 307, publicada em 2002, que estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, atribuindo aos municípios e aos grandes geradores a responsabilidade de segregar e dispor seus resíduos de acordo com uma classificação sugerida. Conforme dados pesquisados, a maior parte dos resíduos da construção civil gerados diariamente no Brasil, provêm de eventos informais: pequenas obras de construção, reformas e demolições. Sendo assim, os pequenos geradores se tornam responsáveis pela maior parcela dos resíduos gerados. Em função disso, o presente trabalho vem relatar os resultados obtidos com a implantação das diretrizes desta resolução em um conjunto de obras de pequeno porte na região de Belo Horizonte (MG). Foram escolhidas três construções novas (residencial, comercial e industrial) e uma obra de reforma. Todas elas foram monitoradas e, além da quantificação dos insumos e dos resíduos gerados, foram obtidos índices que podem ser utilizados na gestão de obras do mesmo tipo. Também foi apurado o custo de todas as etapas do gerenciamento. Os estudos realizados mostraram uma grande diferença na quantidade de resíduos gerados entre a reforma (684 kg/m2 ) e as construções novas (média de 97,75 kg/m2 ). A sua segregação no momento da geração proporcionou uma melhoria na organização, nas condições de higiene e segurança do trabalho, e facilitou a sua reciclagem e a correta disposição final. Pode-se destacar ainda a possibilidade de reaproveitamento de resíduos na própria obra, o baixo custo do seu gerenciamento (média de 0,22% para as construções novas) e o fato desta gestão não ter alterado o cronograma físico das obras estudadas. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais