Buscar

Qual o significado, no plano internacional, da necessidade de uma Constituição no Brasil após a sua declaração de independência?

💡 3 Respostas

User badge image

Brenda Luiza

A Constituição de 1824 diferencia-se da atual (1988) por ter sido outorgada (efetivada sem participação popular) e semi-rígida (possibilitava modificações em seu texto). Em todo o resto, as características são idênticas, sendo ela uma Carta formal e escrita (é um documento sistematizado de regras), analítica (ou prolixa, dispondo minuciosamente sobre vários tópicos) e dogmática (elaborada por um órgão constituinte).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História do Direito Brasileiro, mais especificamente, sobre a necessidade de uma Constituição no Brasil.
A Constituição de 1824, foi a primeira constituição brasileira e criada na época do império. Esta durou até a declaração da república em 1889, foi criada por Dom Pedro I e foi a mais estável, os acontecimentos importantes foram o estabelecimento do voto, direitos civis dos cidadãos, estímulo na criação de uma sociedade progressista o Poder moderador. A diferença entre a atual (1988) e a do império foi a forma em que se efetivou, sem a participação do povo e também permitia alterações no texto.
Respondendo à pergunta, com o fim do regime português a disputa pelo poder era intensa, principalmente, os escravocratas. Então, foi criada a constituição com intuito de equilibrar as classes e legitimar esse novo império. A vontade do imperador era criar uma constituição liberal, igual à que existia na Europa, então deixou que o Conselho de Estado escrevesse uma Carta de modo a controlar os poderes do monarca.

É famosa pela divisão de poderes: poder moderador, executivo, legislativo e judiciário. O objetivo central era acabar com os impasses e disputas. Na prática, o poder moderador permitiu ao imperador ter autoridade sobre os demais poderes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais