Buscar

O que é Banco de Investimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Cátia Eduvirgem Vieira Soares

Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Por definição, um banco de investimento trata-se de uma instituição que destina seus trabalhos ao auxílios de pessoas físicas e jurídicas a alocarem seu capital nas mais variadas tipologias de investimentos que estão disponíveis no mercado financeiro ou na bolsa de valores.

Convém ressaltar que, diferentemente dos bancos comerciais tradicionais, os bancos de investimentos não recebem depósitos, mas apenas aloca os recursos de seus clientes. Daí, faz-se importante citar que seus ganhos advém de taxas cobradas por operação. Por exemplo, para investir em certo fundo de investimentos, o banco cobra uma taxa única no valor de \(x\) reais ou de \(y \%\) do valor investido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais