Buscar

olá! alguém tem alinha do tempo do código de ética? sua evolução até os dias de hoje?

💡 5 Respostas

User badge image

Bruna Oliveira

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão. VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


1966-67 - Primeiro CEPP

1979 - Segundo CEPP

1987 - Terceiro CEPP

2005 - Quarto CEPP

Deixo abaixo o link para o artigo “História da construção do Código de Ética Profissional do Psicólogo” (2014) da autora Marcia Ferreira Amendola, nele está detalhado todo o processo de concepção e evolução do CEPP.

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/12559/9743 (visualizado em 07/03/2019 ás 04:54)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Códigos deontológicos são mecanismos de autorregulação no campo da comunicação social, psicologia, medicina, entre outras profissões, mas não são o único instrumento: livros de estilo, redação de estatutos, acordos etc. Todos contribuem para uma comunidade profissional que estabelece os seus próprios limites.


Toda comunidade profissional tenta manter certos níveis de exigência, competência e qualidade no trabalho. Portanto, controla e supervisiona, de alguma forma, a integração de novos membros e o exercício adequado das tarefas de sua profissão. Nesse sentido, algumas profissões elaboram códigos profissionais que especificam considerações morais sobre aspectos complexos da vida profissional e onde, geralmente, são contempladas sanções para o suposto caso de que alguém viole abertamente o espírito do dito código deontológico.


É claro que os códigos deontológicos nem sempre são cumpridos e, embora sejam respeitados, não está claro quem é responsável por garantir o cumprimento ou quais são as sanções para aqueles que as violam ou quem deve impô-las. As normas ditadas no código deontológico são previamente acordadas e aprovadas de maneira comum e unânime por todos os membros da profissão para a qual são elaboradas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais