Buscar

qual foram as teorias de erick erikson

💡 4 Respostas

User badge image

Maria Vitória

Teoria do Desenvolvimento Psicossocial

Estágio Psicossocial 1 – Confiança vs. Desconfiança

 

A primeira etapa da teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson ocorre entre o nascimento e um ano de idade e é a fase mais fundamental na vida.

  • Uma criança é totalmente dependente. Desenvolvimento da confiança é baseado na confiabilidade e qualidade dos cuidadores da criança. Neste ponto do desenvolvimento, a criança é totalmente dependente de cuidadores adultos para tudo o que ela precisa para sobreviver, incluindo comida, amor, carinho, segurança. Tudo. Se um cuidador não fornece cuidado e amor adequado, a criança vai vir a sentir que não pode confiar ou depender dos adultos em sua vida.
  • Se uma criança se desenvolve com sucesso a confiança, vai se sentir segura no mundo. Os cuidadores que são inconsistentes, emocionalmente indisponíveis, ou rejeitam,  contribuiem para sentimentos de desconfiança nas crianças que cuidam. A incapacidade de desenvolver a confiança irá resultar em medo e uma crença de que o mundo é inconsistente e imprevisível.
  • Claro, nenhuma criança vai desenvolver um senso de 100% de confiança ou 100% dúvida. Erikson acredita que o desenvolvimento bem sucedido se baseia sobre um equilíbrio entre os dois lados opostos. Quando isso acontece, as crianças adquirem a esperança, que Erikson descreveu como uma abertura à experiência temperada por algum receio de que o perigo pode estar presente.

Estágio Psicossocial 2 – Autonomia vs. Vergonha e Dúvida

A segunda etapa da teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson tem lugar durante a primeira infância e é focada em crianças que desenvolvem uma maior sensação de controle pessoal.

  • Neste ponto do desenvolvimento, as crianças estão apenas começando a ganhar um pouco de independência. Elas estão começando a executar ações básicas por conta própria e a tomar decisões simples sobre o que elas preferem. Ao permitir que as crianças façam escolhas e tomem o controle, pais e cuidadores podem ajudar as crianças a desenvolverem um senso de autonomia.
  • Como Freud, Erikson acredita que o treinamento do toalete era uma parte vital desse processo. No entanto, o raciocínio de Erikson foi muito diferente do de Freud. Erikson acreditava que aprender a controlar as funções corporais leva a uma sensação de controle e um senso de independência.
  • Outros eventos importantes incluem ganhar mais controle sobre as escolhas alimentares, preferências de brinquedo, e seleção de roupas.
  • Crianças que concluem com êxito esta fase se sentem seguras e confiantes, enquanto que aquelas que não o fazem são deixadas com um sentimento de inadequação e insegurança.
  • Erikson acredita que a obtenção de um equilíbrio entre a autonomia e vergonha e dúvida levaria a vontade, que é a crença de que as crianças podem agir com intenção, dentro da razão e limites.

Estágio Psicossocial 3 – Iniciativa vs. Culpa

A terceira etapa do desenvolvimento psicossocial tem lugar durante os anos pré-escolares.

 

  • Neste ponto no desenvolvimento psicossocial, as crianças começam a afirmar o seu poder e controle sobre o mundo através de liderar o jogo e outras interações sociais.
  • As crianças que são bem sucedidos nesta fase se sentem capazes e capazes de conduzir os outros. Aquelas que não conseguem adquirir essas habilidades são deixadas com um sentimento de culpa, auto-dúvida e falta de iniciativa.
  • Quando um equilíbrio ideal entre a iniciativa individual e uma vontade de trabalhar com outras pessoas é alcançado, a qualidade do ego conhecida como finalidade emerge.

Estágio Psicossocial 4 – Produtividade vs. Inferioridade

A quarta etapa psicossocial tem lugar durante os primeiros anos escolares, cerca de 5 anos de idade a 11.

  • Através de interações sociais, as crianças começam a desenvolver um sentimento de orgulho em suas realizações e habilidades.
  • As crianças que são encorajadas e elogiadas pelos pais e professores desenvolvem um sentimento de competência e crença em suas habilidades. Aquelas que recebem pouco ou nenhum incentivo de pais, professores ou colegas vão duvidar de suas habilidades para ser bem sucedidas.
  • Sucesso no equilíbrio nesta fase do desenvolvimento psicossocial leva à força conhecida como a competência ou a crença de nossas próprias capacidades para lidar com as tarefas definidas antes de nós.

Estágio Psicossocial 5 – Identidade vs. Confusão de identidade

O quinto estágio psicossocial ocorre durante a adolescência, às vezes turbulenta. Esta fase tem um papel essencial no desenvolvimento de um senso de identidade pessoal que continuará a influenciar o comportamento e desenvolvimento para o resto da vida de uma pessoa.

  • Durante a adolescência, as crianças exploram a sua independência e desenvolvem um sentido de si.
  • Aquelas que recebem incentivo e reforço adequados através da exploração pessoal vão emergir desta fase com um forte senso de si mesmas e uma sensação de independência e controle. Aquelas que permanecem inseguras de suas crenças e desejos vão se sentir inseguras e confusas sobre si mesmas e o futuro.
  • Concluir esta etapa leva com sucesso para a fidelidade, o que Erikson descreveu como uma capacidade de viver de acordo com as normas e as expectativas da sociedade.

Estágio Psicossocial 6 – Intimidade vs. Isolamento

Esta fase abrange o período de início da idade adulta, quando as pessoas estão explorando as relações pessoais.

  • Erikson acreditava que era vital que as pessoas desenvolvessem relações estreitas e comprometidas com outras pessoas. Aquelas que são bem sucedidas nesta etapa irão formar relacionamentos que são duradouros e seguros.
  • Lembre-se que cada etapa se baseia em habilidades aprendidas nas etapas anteriores. Erikson acredita que um forte senso de identidade pessoal foi importante para o desenvolvimento de relações íntimas. Estudos têm demonstrado que as pessoas com um mau senso de si tendem a ter relações menos comprometidas e são mais propensas a sofrer isolamento emocional, solidão e depressão.
  • Resolução bem sucedida desta etapa resulta na força conhecida como amor. Ela é marcada pela capacidade de formar relacionamentos duradouros e significativos com outras pessoas.

Estágio Psicossocial 7 – Generatividade vs. Estagnação

Durante a idade adulta, continuamos a construir nossas vidas, com foco em nossa carreira e família.

 

  • Aqueles que são bem sucedidos durante esta fase vão sentir que estão contribuindo para o mundo por ser ativos em sua casa e na comunidade. Aqueles que não conseguem atingir essa habilidade vão se sentir improdutivos e não envolvidos no mundo.
  • Cuidado é a virtude alcançada quando este estágio é tratado com sucesso. Ser orgulhoso de suas realizações, ver os seus filhos se tornam adultos, e desenvolver um sentido de unidade com o seu parceiro de vida são realizações importantes desta fase.

Estágio Psicossocial 8 – Integridade vs. Desespero

O estágio psicossocial final ocorre durante a velhice e está focado em refletir sobre a vida.

  • Neste ponto do desenvolvimento, as pessoas olhar para trás sobre os acontecimentos de suas vidas e determinar se elas estão felizes com a vida que viveram ou se arrependem das coisas que fizeram ou deixaram de fazer.
  • Aquelas que forem mau sucedidas durante este estágio vão sentir que sua vida tem sido desperdiçada e vão experimentar muitos arrependimentos. O indivíduo vai ficar com sentimentos de amargura e desespero.
  • Aquelas que se sentem orgulhosas de suas realizações vão sentir uma sensação de integridade. Concluir com sucesso esta fase significa olhar para trás com poucos arrependimentos e um sentimento geral de satisfação. Essas pessoas irão atingir a sabedoria , mesmo quando confrontados com a morte.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa questão é necessário colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


Erikson promove uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, sequenciado em oito idades que vão desde o nascimento até à morte. São pertencidas as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice. Cada estágio é afetado por uma crise psicossocial com uma vertente positiva e uma negativa. Os estágios são: Confiança vs Desconfiança, Autonomia vs Vergonha e Dúvida, Iniciativa vs Culpa, Construtividade vs Inferioridade, Identidade vs Confusão de papéis, Intimidade vs Isolamento, Produtividade vs Estagnação e por fim, Integridade vs Desesperança.


Ou seja, Erikson propôs teorias de desenvolvimento dos oito estágios psicossociais perspectivados em oito idades, desde o nascimento até a morte do ser humano.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão é necessário colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


Erikson promove uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, sequenciado em oito idades que vão desde o nascimento até à morte. São pertencidas as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice. Cada estágio é afetado por uma crise psicossocial com uma vertente positiva e uma negativa. Os estágios são: Confiança vs Desconfiança, Autonomia vs Vergonha e Dúvida, Iniciativa vs Culpa, Construtividade vs Inferioridade, Identidade vs Confusão de papéis, Intimidade vs Isolamento, Produtividade vs Estagnação e por fim, Integridade vs Desesperança.


Ou seja, Erikson propôs teorias de desenvolvimento dos oito estágios psicossociais perspectivados em oito idades, desde o nascimento até a morte do ser humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais