Buscar

Como se deu a reforma psiquiátrica no estado de Sergipe?

💡 2 Respostas

User badge image

Mïi Bragaa

Reforma Psiquiátrica de Sergipe como um processo que se constituiu através do fechamento de dois hospitais psiquiátricos públicos, redução de leitos nas clínicas particulares e construção de uma rede de serviços comunitários existentes no território.
0
Dislike0
User badge image

idalia silveira

Na capital de Sergipe o processo de mudança do modelo de atenção em saúde mental teve como foco a atenção comunitária, Em 2001 iniciou-se Uma estratégia de cuidado baseada em discussão de uma situação-problema com prevalência do conhecimento da comunidade e suas vivências pessoais. Atenção Psicossocial no Estado de Sergipe um projeto inovador em Sergipe chamado Equipes Itinerantes de Saúde Mental, no qual psiquiatras eram contratados para atender casos conjuntamente com as equipes de saúde da família do município. No entanto, este projeto não conseguiu ter a eficácia esperada na mudança do modelo centrado na doença e consequentemente, no médico.

Somente a partir de 2002, Aracaju, já com a gestão plena do sistema desde 2001, optou por construir, sendo pioneira no Estado, uma rede de serviços de saúde mental, embasada nas experiências dos municípios de Campinas e Santos e da reforma psiquiátrica italiana, implantando equipamentos substitutivos tipo CAPS e ambulatórios inseridos no Programa de Saúde da Família - PSF. O principal marco da transformação na atenção e no cuidado aos usuários de saúde mental foi a inauguração do primeiro CAPS público de Aracaju – CAPS II David Capistrano Filho, dando início a um amplo processo de mudanças, adotando um modelo de atenção que leva em consideração a importância do vínculo e responsabilização do cuidado, bem como maior eficiência e eficácia da atenção, tendo como prioridade as necessidades de saúde das pessoas com transtorno mental. Ao final de 1999, a Coordenação de Saúde Mental de Sergipe apresentou um relatório descrevendo um panorama situacional de toda a rede de assistência em saúde mental. A partir deste foram traçadas algumas estratégias de ação para serem iniciadas em 2000, tais como estímulo à implantação de Unidades de Saúde Mental em vários municípios do Estado, humanização do Centro Psiquiátrico Dr. Garcia Moreno (CPGM), supervisão dos Serviços de Saúde Mental, assistência farmacêutica com distribuição de “kits” de medicação, implantação de Residências Terapêuticas e CAPS, treinamento em Saúde Mental para profissionais de PSF e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). No ano de 2002, o Ministério da Saúde lançou um Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares - PNASH (Portaria CM/MS nº 251/202), que tinha como objetivo avaliar regularmente a qualidade dos serviços prestados pelas instituições hospitalares e previa a pontuação mínima para a manutenção do funcionamento. Todos os serviços de internação passaram por essa avaliação, recebendo recomendações para as adequações necessárias à melhoria da assistência. Em 2004, após a realização do PNASH, o Centro Psiquiátrico Dr. Garcia Moreno sofreu uma mudança radical que culminou com seu fechamento em 2006. Entre os anos de 2005 e 2006, os 89 pacientes que continuavam em situação de confinamento no Centro Psiquiátrico Dr. Garcia Moreno foram gradativamente desinternados, retornando às suas famílias de origem ou encaminhados a Residências Terapêuticas, totalizando ao final do processo um número de 18 Serviços Residenciais Terapêuticos implantados no Estado de Sergipe, encerrando o processo de fechamento daquele Centro Psiquiátrico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais