Buscar

Explicação da Dosimetria de Pena, passo a passo.

Gostaria de saber sobre a dosimetria de pena, bem explicado.

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O sistema de aplicação da pena adotado na lei penal brasileira se desenvolve em três fases, a saber:

  1. Fixação da pena de acordo com as circunstâncias que envolvem o fato;
  2. As agravantes e atenuantes previstas em lei; e
  3. As causas de aumento ou diminuição de pena.

O Art. 68 do código Penal traz em seu caput esta forma, “a pena-base será fixada atendendo-se ao critério do Art. 59 deste código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último as causas de diminuição e de aumento. Como se nota a formação sistema trifásico, ou em três etapas qual seja”.

 

Pena base é a penalidade prevista no próprio texto do Código Penal. Imaginemos que para um determinado crime a pena seja de 5 a 10 anos de reclusão. A pena base será exatamente os 5 a 10 anos de prisão. O que a Análise das Circunstâncias Atenuantes e Agravantes faz é verificar a conduta do réu que possa amenizar ou agravar a pena (Exemplo: se utilizou arma, pessoas, objetos, a vítima não teve chance de defesa, etc). Por fim, o juiz dará a sentença final, considerando fatores para a diminuição ou o aumento da sentença, que seria exatamente a explicação sobre o porque da sentença final. 

0
Dislike0
User badge image

Akauã de Paula

Dosimetria da pena privativa de liberdade.
Nosso ordenamento adotou o sistema trifásico para o cálculo da pena privativa de liberdade, através do qual na 1ª fase o juiz deverá avaliar as circunstâncias judiciais (Art. 59, CP) para estipulação da pena base concreta que deverá ficar entre o mínimo e o máximo de pena abstratamente previstos na lei.
Na 2ª fase o juiz deverá levar em conta as circunstâncias agravantes (Art. 61 e 62, CP) e ate-nuantes de pena (Art. 65 e 66, CP) para agravar ou atenuar a pena base (1ª fase) respeitando os limites, mínimo e máximo de pena, abstratamente previstos.
Na 3ª fase serão levadas em conta as causas de aumento e de diminuição de pena e tem como principal característica possuírem valores certos para aumentar ou reduzir a pena. E que por isso poderão ultrapassar o máximo ou estipular a pena abaixo do mínimo abstratamente previstos no tipo para o crime.
OBS1: NA primeira fase o valor da pena base concreta jamais deverá ultrapassar o ponto mé-dio mesmo que todas as circunstâncias judiciais estejam presentes. Porém nada impede que na ausência de circunstâncias judiciais a pena base seja mantida no mínimo legal.
OBS2: Para que haja antecedente criminal e se aumente a pena base na primeira fase, é pre-ciso que haja sentença condenatória transitado em julgado por determinado crime quando o juiz for dar a sentença condenatória do outro crime não importando para isso quando este outro crime foi prati-cado. De acordo com a súmula 444 do STJ, inquéritos policias ou ações penais em curso anteriores não podem gerar antecedentes.
As qualificadoras determinam nova pena mínima e nova pena máxima e por isso fazem parte da análise da primeira fase, sendo que havendo mais de uma circunstância qualificadora as demais só poderão ser consideradas na segunda fase caso estejam previstas também como agravantes de pena. (Art. 61 e 62, CP).
Havendo conflito entre reincidência e atenuante da idade, prevalece a redução da pena. Ha-vendo conflito de agravantes e atenuantes, elas anulam-se mantendo assim a pena base da primeira fase.
A reincidência, mais importante das agravantes, ocorre quando o sujeito realiza novo crime após haver trânsito em julgado condenatório de crime anterior, sendo que será considerado reincidente, caso cometa um novo crime, até cinco anos contados da data do término de cumprimento de pena ou sua extinção. Caso venha a cometer novo crime após esse prazo, será considerado tecnicamente primário, podendo se considerar que tem antecedentes (1ª fase) já que para esses não há prazo embora quanto a isso haja divergência nos tribunais superiores.
Para efeito de reincidência pode-se afirmar: (Art. 63, CP c/c Art. 7º, LCP)

a) crime + crime = reincidência;
b) contravenção + contravenção = reincidência
c) crime + contravenção = reincidência
d) contravenção + crime = primário
A mais importante das atenuantes se refere à idade do autor, logo se na data da prática do fa-to ele possuir entre 18 e 21 anos ou ainda for maior de 70 anos na data da sentença terá sua pena ate-nuada.
O artigo 66 do CP traz a atenuante inominada que permite ao juiz atenuar a pena sempre que considerar qualquer circunstância relevante para isso. Modernamente se aceita a aplicação da teoria da co-culpabilidade do Estado em que este assume sua parcela de culpa em certos crimes para que o juiz atenue a pena com base no artigo 66 do CP.
Na 3ª fase ao se considerar causas de aumento e de diminuição de pena pelo fato da própria lei determinar os valores para este aumento ou diminuição, nada impede que o valor final fique abaixo do mínimo ou mesmo acima do máximo previstos abstratamente na lei.

10
Dislike1
User badge image

Joselio Siigundo

Muito bom! 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Bonamigo

Para facilitar o entendimento segue link do vídeo que exemplifica como faz a dosemetria da pena  https://www.youtube.com/watch?v=dXqKAdOg8eE

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais