Buscar

Aprovação de lei

Pessoal, vocês sabem me informar do que é preciso para se aprovar uma lei ? quais os procedimentos sofridos por ela para ser aceita ?

💡 3 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Oi, Micael. Bom, seguinte, esse procedimento pra aprovação de uma lei é chamado de Processo Legislativo. Dependendo do tipo de lei (Ordinária ou Emenda à Constituição), você vai ter procedimentos diferentes, mas vamos supor que seja um projeto de lei ordinária (é a lei mais simples). Ok, o primeiro procedimento que se faz é a discussão, onde é posto em pauta aspectos positivos e negativos da lei. Feito isso, você tem o segundo procedimento que é o da votação. Como você deve saber, nosso legislativo é bicameral, e essas casas legislativas são: Câmara dos Deputados (ou casa iniciadora) e Senado Federal (ou casa revisora). Primeiramente o projeto de lei é encaminhado para a Câmara, onde será votado pelo seguinte quórum: Para ABRIR A DELIBERAÇÃO é preciso que se tenha a maioria absoluta (ou seja, a metade + nº inteiro dos membros do órgão, que no caso seria 257 deputados). A votação tem o quórum de maioria simples dos votos (que é metade + nº subsequente dos presentes à sessão de votação, que seria 129 deputados). Nesta casa possui também a CCJ, que é a Comissão de Constituição e Justiça, que tem a finalidade de ''fiscalizar" o projeto de lei para que ele não tenha nenhum tipo de incompatibilidade em seu conteúdo. Aprovado o projeto de lei, você fará o mesmo procedimento no Senado Federal, junto com a CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) passando pelo menos quórum. Aprovada também, você terá a sanção ou o veto do Presidente da República, sancionada então a lei, você terá o Senado e a Câmara juntos para a PROMULGAÇÃO da lei, embora esta lei promulgada não produz efeitos no mundo jurídico. Após a promulgação, tem-se vacatio legis ou não, e haverá a PUBLICAÇÃO da norma ordinária, onde se fará pela publicação da lei no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. E então, a lei devidamente fiscalizada, discutida, votada, aprovada, sancionada, promulgada e publicada, poderá gerar efeitos no mundo jurídico!!! Me desculpe qualquer equívoco, e bom estudo!

2
Dislike0
User badge image

Sergio Gomes de Moraes

Pergunta muito ampla. Primeiramente, destaco a competência para propor a legislação, pois dependendo da matéria há casos que a lei pode ser considerada inconstitucional  formalmente. Outro detalhe é que dependendo da matéria o quórum para aprovação vai variar, acordo com o âmbito legislativo (Federal, estadual e municipal) há procedimentos semelhantes, porém, há situações específicas.

 

A pergunta é boa, mas induz a respostas gigantestas, ou seja, um capítulo de um livro.

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

Um projeto de lei pode ser apresentado tanto na Câmara, quanto no Senado. O local onde ele irá tramitar primeiro é chamado de Casa Iniciadora e, na primeira etapa, o projeto é avaliado pelas Comissões ou pelo Plenário, dependendo de casos específicos.

Quando um projeto de lei é apresentado, a Mesa Diretora define a comissão que irá analisar, designando-se um parlamentar, que será responsável por um parecer sobre o projeto. O parecer é a opinião fundamentada sobre a proposição, que deve gerar um relatório que será votado pela comissão.

O parecer pode ser pela aprovação, pelas alterações ou pelo arquivamento do projeto de lei. O relatório deve apresentar qualquer alteração, sendo apreciado pela comissão, podendo ser ou não aceito.

O projeto de lei vai ter o texto acertado na comissão, devendo passar para a outra comissão, ou seja, isso ocorre quando um projeto sai da Câmara e vai para o Senado, ou vice versa. Todo projeto de lei passa, obrigatoriamente, pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, para verificar se está adequado com os princípios da Constituição. A análise da CCJ é feita por último, antes de o projeto seguir para o plenário, quando isso for necessário.

Havendo aprovação, o projeto de lei segue para a Casa Revisora, onde será analisado pelas comissões ou pelo plenário, quando este for o caso. Quando esse trâmite termina, ele deve ser encaminhado para o presidente da República, que poderá sancionar ou vetar o mesmo.

Se o presidente aprovar, o projeto é sancionado e segue para publicação, quando então irá se tornar uma lei. No caso de veto, este veto será debatido e votado pelo Legislativo. Se o Legislativo entender que o veto não é oportuno, o mesmo é derrubado e o projeto segue para publicação. Se ocorre o contrário, ele é arquivado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais