Buscar

o ácido benzóico é solúvel em HCl?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Química, mais especificamente sobre Solubilidade.

Neste contexto, devemos notar que o ácido benzoico \((\text C_7\text H_6\text O2)\) possui um hidrogênio ionizável, isto é, que precisa de uma hidroxila para ser neutralizado e, em consequência, produzir. Quando dispostos em meio ácido, o ácido benzoico não posusi a tendência de se ionizar e, dessa maneira, permancece em sua forma não-ionizada.

Assim, o ácido benzoico se torna mais solúvel na presença de meio básico, pois neste haverá a liberação de hidroxilas, que reagem com o próton liberado pelo ácido.

Visto isso, conclui-se que quanto mais básico for o meio, mais solúvel será o ácido benzóico.

Dessa maneira, como o ácido clorídrico \((\text{HCl})\) consistem um ácido forte, isto é, com um valor baixo de pH, o ácido benzóico não será solúvel em ácido clorídrico.

Portanto, conclui-se que o ácido benzóico não é solúvel em ácido clorídrico.

0
Dislike0
User badge image

Francisco Antônio Freitas Santos

A acidez estomacal é provocada pelo ácido clorídrico (HCl). Determine, aproximadamente, o pH gástrico se a concentração de HCl é de 1,4 x 10-3 mol/L?



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais