Buscar

como fazer uma doaçao de metade de um imovel para apenas um dos filhos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Pitt

Deve ser levado ao judiciario que o outro herdeiro esta fazendo uma cessão de direito e concorda com a doação, caso contrário não sera possível.

0
Dislike0
User badge image

Adriele Almeida

exatamente a resposta acima
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O Código Civil determina:

 

Art. 544 - A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.

 

Assim, se não houver a reserva legal para os demais herdeiros necessários, esta doação poderá ser anulada após o falecimento do doador, conforme disposto abaixo.

 

Art. 548. É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

 

Dispõe ainda o Código Civil:

Art. 2.002. Os descendentes que concorrerem à sucessão do ascendente comum são obrigados, para igualar as legítimas, a conferir o valor das doações que dele em vida receberam, sob pena de sonegação.

Parágrafo único. Para cálculo da legítima, o valor dos bens conferidos será computado na parte indisponível, sem aumentar a disponível.

 

Portanto, 50% dos bens serão obrigatoriamente destinados aos herdeiros necessários, dentre os quais estão incluídos os filhos em primeiro lugar na ordem sucessória. Assim, os 50% restantes poderão ser disponibilizados livremente.

Após o falecimento do doador, far-se-á a “colação” no processo de inventário, que nada mais é do que verificar eventual adiantamento da herança e compensar nas suas respectivas quotas aos demais herdeiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais