Buscar

-É possível extrair minérios e metais da natureza de modo sustentável, de que forma?

pergunta do forum sobre metais no meio ambiente

💡 3 Respostas

User badge image

Alexandre Delgado

Sim.Retirando somente a quantidade que a jazida permite sem comprometer sua estrutura,evitando degradar o solo que a compõe.Para isso,é preciso fazer um levantamento geológico do local a ser explorado,pensando sempre em não esgotar o local devido às pressões de produtividade ainda exigidas por um modelo econômico que visa somente ao lucro.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A mineração é uma atividade causadora de grandes impactos ambientais. A retirada de materiais do subsolo e da superfície compromete profundamente o relevo dos locais em que ela é desenvolvida. O subsequente tratamento desses materiais, visando chegar no minério puro, produz rejeitos ricos em metais pesados e componentes tóxicos, que muitas vezes são despejados indiscriminadamente nos cursos d’água. É possível minimizar esses danos buscando delimitar claramente a área em que a mineração será feita, concentrando ali as atividades de extração e promovendo atividades de compensação ambiental em seu entorno, como a plantação de mudas nativas e a preservação da mata, buscando compensar a área desmatada. Além disso, é necessário promover o devido tratamento e armazenagem dos rejeitos advindos do tratamento do minério, evitando que ele seja jogado nos rios.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais