Buscar

Como que eu meço escalas de redução, ampliação e real em deseno técnico ?

💡 2 Respostas

User badge image

Josue Duarte

Escalas para desenho
Você sabe qual é a relação da dimensão linear de um objeto ou elemento, representado no desenho para a dimensão real? Essa é a determinação da escala. Que pode ser de três tipos diferentes.

Escala de ampliação: Representação do objeto ou elemento maior que a sua verdadeira grandeza; quando a peça for muito pequena.

Escala natural: Representação do objeto ou elemento em sua verdadeira grandeza.

Escala de redução: Representação do objeto ou elemento menor que a sua verdadeira grandeza, quando a peça for muita grande.

Escala de ampliação
Nesta situação, a peça apresentada tem dimensões menores. Assim, ao desenhar a peça, será muito difícil sua representação. Então devemos fazer a ampliação de todas as dimensões multiplicando por um fator, por exemplo 5. Ou seja, a peça será desenhada na proporção de 5 vezes maior.
 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Escala natural é aquela utilizada quando o tamanho do desenho do objeto é igual ao tamanho real do mesmo, isto é, do mesmo tamanho que o objeto for construído, será também feito o seu desenho. É representada da seguinte forma : 
Escala 1:1.

Escala de redução é a utilizada para representar um objeto em tamanho menor do que o tamanho real. Para a aplicação da escala de redução, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala . Essa escala é bastante utilizada em mapas e em plantas de construções civis.  É representada da seguinte forma: Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc....

Escala de ampliação é utilizada para representar um objeto em tamanho maior do que o tamanho real. As escalas de ampliação mais utilizadas são: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc. Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala.

Fonte: https://www.blogdoprofessorcarlao.com.br/2011/04/escalas-de-reducao-e-ampliacao-turma.html. Acesso em 03 de julho de 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais