Buscar

quais foram as implicações da composição de Estado laico na formação dos governantes?

💡 6 Respostas

User badge image

Fernanda Koch Kullmann Lima

favoreceu o processo de secularização da sociedade, separação do campo da fé . religioso do campo racional e so método.
2
Dislike0
User badge image

Marcia Fernandes Lemos

A ideia de que os governantes teriam alguma ligação especial divina foi rompida, e desarticulação oficial entre as instituições religiosas e políticas promoveu uma ampliação das liberdades individuais e uma maior autonomia do governo frente ao poderio eclesiástico, que durante mais de mil anos dominou o cenário social,econômico e político das civilizações do ocidente.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Essa questão envolve conceitos sobre as características de um Estado Laico e suas consequências.


Um Estado Laico de caracteriza pela separação de religião e governo, mantendo sua posição religiosa neutra e respeitando todas as diferentes religiões presentes dentro da nação. Além disso, não exerce poder ou interfere na esfera religiosa, proporcionando a liberdade de culto.

Dessa forma, os governantes de um país não mais são vistos como líderes religiosos ou que possuam um “chamado divino”. Assim, as autoridades recebem maior autonomia e liberdade de atuação nas esferas econômica, política, social, relações internacionais, etc., ao mesmo tempo que aumenta as liberdades individuais da população.

Isso implica que os governantes passam a ser escolhidos como representantes do povo, causando uma maior representatividade dos diversos grupos sociais dentro da política nacional. Além disso, passa a ser exigido dos candidatos formação e uma boa capacidade de governar e liderar.


Fonte: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. São Paulo: Editora UNB – Imprensa Oficial: 2004.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais