Buscar

como devemos montar a cascata dos neutransmissores

💡 2 Respostas

User badge image

JhonnatanDuarte 007

A cascata de transdução de sinal é o processo pelo qual o neurotransmissor modula o funcionamento de um neurônio. Nessa seção, nos concentraremos no funcionamento daqueles neurotransmissores que o fazem através de receptores metabotrópicos, já que essa é a forma mais comum de funcionamento dos mesmos.

O processo tem quatro fases diferentes:

  • Primeiro mensageiro ou neurotransmissor. Primeiramente, o neurotransmissor se prende ao receptor metabotrópico. Isso muda a configuração do receptor, permitindo que ele se integre a uma substância denominada proteína G. Essa união do receptor com a proteína G provoca a excitação de uma enzima na parte interna da membrana, liberando o segundo mensageiro.
  • Segundo mensageiro. A proteína que libera a enzima associada à proteína G é denominada “segundo mensageiro”. Sua missão é viajar dentro do neurônio até se encontrar com uma quinase ou uma fosfatase. Quando este segundo mensageiro se prende a uma destas duas substâncias, provoca a ativação das mesmas.
  • Terceiro mensageiro (quinase ou fosfatase). Aqui, o processo irá variar em função de se o segundo mensageiro se encontra com uma quinase ou com uma fosfatase. O encontro com uma quinase fará com que essa se ative e libere um processo de fosforilacão no núcleo do neurônio, o que fará com que o DNA do neurônio comece a produzir proteínas que antes não produzia. Por outro lado, se o segundo mensageiro se encontrar com uma fosfatase, o efeito contrário acontecerá: a fosforilação se inativará e a criação de determinadas proteínas deixará de ocorrer.
  • Quarto mensageiro ou fosfoproteína. A quinase, ao ser ativada, manda uma fosfoproteína para o DNA neural a fim de desencadear a fosforilação. Essa fosfoproteína ativará um fator de transcrição que, por sua vez, desencadeará a ativação de um gene e a criação de uma proteína; essa proteína, dependendo de sua qualidade, causará diversas respostas biológicas, modificando, assim, a transmissão neural. Quando a fosfatase se ativa, destrói a fosfoproteína, o que faz com que o processo de fosforilação, anteriormente mencionado, deixe de ocorrer.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na maioria dos sistemas sensoriais , a ativação de um receptor pelo estímulo apropriado faz com que a membrana celular despolarize, estimulando, em última análise, um potencial de ação e a liberação do transmissor nos neurônios que ele entra em contato. Na retina , no entanto, os fotorreceptores não exibem potenciais de ação; em vez disso, a ativação da luz provoca uma mudança gradativa no potencial de membrana e uma mudança correspondente na taxa de liberação do transmissor nos neurônios pós - sinápticos .


De fato, grande parte do processamento dentro da retina é mediado por potenciais graduados, em grande parte porque os potenciais de ação não são necessários para transmitir informações ao longo das distâncias relativamente curtas envolvidas.


Uma das características importantes dessa complexa cascata bioquímica iniciada pela captura de fótons é que ela fornece uma enorme amplificação de sinal. Estima-se que uma única molécula de rodopsina ativada por luz pode ativar 800 moléculas de transducina , aproximadamente oito por cento das moléculas na superfície de um disco. Embora cada molécula de transducina ative apenas uma molécula de fosfodiesterase, cada uma delas é, por sua vez, capaz de catalisar a quebra de até seis moléculas de cGMP.


Como resultado, a absorção de um único fóton por uma molécula de rodopsina resulta no fechamento de aproximadamente 200 canais iônicos, ou cerca de 2% do número de canais em cada barra que estão abertos no escuro. Este número de fechamentos de canal causa uma mudança líquida no potencial de membrana de cerca de 1 mV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais