Buscar

1.Tício amarrou dois inimigos juntos num poste e os matou com um único disparo. Nesse caso, houve

a)concurso formal próprio, aplicando-se as penas de um dos crimes, aumentada de um sexto até a metade. b)crime continuado, aplicando-se a pena de um dos crimes aumentada de dois terços até o dobro. c)concurso formal próprio, aplicando-se as penas de um dos crimes aumentada até o triplo. d)crime continuado, aplicando-se as penas de um dos crimes aumentada de um sexto a dois terços. e)concurso formal impróprio e as penas aplicam-se cumulativamente.

💡 2 Respostas

User badge image

Quésia Dutra

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser verificado o artigo 70 do Código Penal:

 Concurso formal

        Art. 70 - Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.

        Parágrafo único - Não poderá a pena exceder a que seria cabível pela regra do art. 69 deste Código. 

O concurso formal próprio está previsto na primeira parte do caput do artigo 70 do Código Penal (Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade.) , sendo que nesse caso é utilizado a exasperação (exasperação aqui é o aumento da pena de um sexto até a metade).

O concurso formal impróprio está na segunda parte do caput do artigo 70 do Código Penal (As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior), sendo que aqui utiliza-se o cúmulo material do artigo 69 do Código Penal.

A assertiva A está incorreta, pois foi concurso formal impróprio, isto é, uma ação dois ou mais crimes com desígnios autônomos.

A assertiva B está incorreta, pois aconteceu no caso concurso formal e não crime continuado. 

A assertiva C está incorreta, pois foi concurso formal impróprio, isto é, uma ação dois ou mais crimes com desígnios autônomos.

A assertiva D está incorreta, pois aconteceu no caso concurso formal e não crime continuado. 

A assertiva E está correta, conforme a parte final do artigo 70 do Código Penal. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais