Buscar

Como diferenciar um filossilicato (ex: biotita) de alteração hidrotermal, de uma magmática ou metamórfica?

💡 4 Respostas

User badge image

Davi resende messias

A biotita metamorfica em lamina vai apresentar uma extinção com ondulação e orientada com a maioria dos minerais metamorficos pode estar associada a outros minerais metamorficos sendo o ambiente portanto indicador, a magmática normalmente vai estar intersticial associada muitas vezes a hornblenda e pode estar alterada por cloritização etc, já a biotita hidrotermal vai ser normalmente mais desenvolvida com cristais maiores e o ambiente novamente poderá revelar por meio de texturas que indiquem passagem de fluidos.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Filossilicatos são um grupo de minerais da classe dos Silicatos. Eles possuem uma estrutura constituída pela alternância entre folhas bidimensionais formadas por tetraedros de óxido de silício polimerizados e octaedros coordenados por átomos de magnésio ou alumínio.

É considerado um grupo bastante numeroso.


As rochas magmáticas são rochas formadas pela solidificação do magma. O magma é uma massa incandescente que existe no interior dos vulcões que são lançadas para fora. Quando o magma é resfriado no interior da Terra transformam-se em rocha intrusiva como exemplo o granito. Quando o magma é lançado para fora da Terra em forma de lava transforma-se em rocha extrusiva; como exemplo, o basalto e a pedra-pomes.

As rochas magmáticas são muito duras, formam grandes blocos e não contêm fósseis (restos de animais e vegetais). O granito é uma rocha magmática de alta resistência, formado por três minerais: quartzo, mica e feldspato. É usado na pavimentação de ruas e na construção de casas e edifícios.


Rochas metamórficas são proveniente de transformações sofridas por qualquer tipo de rochas preexistentes que foram submetidas a processos termodinâmicos, (efeitos de variação de temperatura e pressão) os quais produziram novas texturas e novos minerais que geralmente se expressam orientados segundo diferentes traçados (fenômeno de metamorfismo).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Geologia.


Os filossilicatos tratam-se de um grupo de minerais da classe dos silicatos. Eles caracterizam-se por uma estrutura composta por folhas bidimensionais alternadas constituídas por tetraedros de óxido de silício polimerizados e octaedros coordenados por átomos de magnésio ou alumínio.


As rochas magmáticas ou ígneas são aquelas formadas a partir de erupções vulcânicas. O magma, após ser liberado na superfície terrestre tende a esfriar com o passar do tempo. Quando o magma se resfria em contato com a superfície pode gerar solos muito férteis e bons para a agricultura, como é o caso do basalto. Quando o magma se resfria sem contato com a superfície o tipo de rocha formado é diferente, com maior valor econômico agregado formando um granito.


Por fim, as rochas metamórficas são aquelas resultantes do processo de alta temperatura e pressão. Esse tipo de rocha é formando normalmente em proximidade com regiões vulcânicas ou com falhas em que há aumento de pressão e temperatura. Tanto rochas sedimentares quando magmáticas podem sofrer este tipo de alteração e transformar-se em uma outra rocha. Por exemplo, pode originar mármore ou ardósia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais