Buscar

A comunicação empresarial é responsável pela disseminação das informações, tarefas, ordens etc. que podem ser usadas das mais diversas formas?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

As empresas hoje, mais do que simples aglomerados de pessoas buscando lucro através de uma atividade, são como um organismo vivo, formado por diversas partes diferentes e interdependentes, que trabalham em conjunto. E nesse novo contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante.

Em uma época em que a própria comunicação é tão valorizada, com a popularização da internet e, principalmente das redes sociais, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante com os colaboradores e o público externo que era tão normal há algum tempo.

Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima coorporativo, a comunicação empresarial é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca. Mas não se assuste, trabalhar com comunicação nas empresas não precisa ser uma tarefa extremamente árdua e complicada.

Ao longo desse artigo você vai entender de forma simples e detalhada o que é essa comunicação empresarial, como ela acontece, sua importância e como estabelecê-la de forma efetiva em sua empresa.

Baixe este artigo em formato PDF para ler quando quiser. É só preencher o formulário:


 

Nome*

 

Email*

 

 


O que é Comunicação Empresarial?

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros.

Com o passar do tempo e fatores como a popularização da internet, as novas tecnologias e aumento da concorrência em todos os setores, a comunicação empresarial vem se transformando, expandindo, e ganhando novas formas, cada vez mais criativas, simples e eficientes – como os vídeos.

A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.

Diversos profissionais são envolvidos nesse processo de comunicação empresarial, como jornalistas, publicitários, relações públicas, e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa, uma vez que conhecimentos específicos da área e da corporação são essenciais para uma boa comunicação empresarial.

Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional

Apesar da similaridade do nome e da maioria das pessoas considerar esses dois conceitos como sinônimos, é importante ressaltar, apenas para conhecimento, que alguns acadêmicos entendem que é preciso fazer uma distinção entre comunicação empresarial e comunicação organizacional.

Para algumas pessoas, a comunicação empresarial estaria mais relacionada a práticas diretamente voltadas para o lucro ou benefício – seja financeiro, social ou de imagem – da própria empresa, enquanto comunicação organizacional seria um conceito mais amplo, relacionado a diferentes ações e com a capacidade de beneficiar não só a empresa, mas também pessoas e instituições externas a ela. A comunicação organizacional, diferente da comunicação empresarial, poderia ser aplicada até mesmo em empresas sem fins lucrativos, como ONGs e associações.

Além do mais, em alguns países esses conceitos também podem ter interpretações diferentes. Em certos países da América Latina, por exemplo, comunicação organizacional é um sinônimo de Relações Públicas, enquanto nos Estados Unidos o termo está mais relacionado a comunicação e eventos internos na empresa.

Quer ver também como melhorar sua comunicação interna e deixá-la impecável? Acesse este material.

comunicacao interna comunicacao empresarial

Evolução da Comunicação Empresarial

Se antes as empresas só se preocupavam com sua imagem externamente, perante a comunidade ou figuras de influência, hoje, com a evolução da tecnologia, o conhecimento cada vez maior dos colaboradores sobre seus direitos e o aumento da importância do caráter humano das corporações, elas precisam trabalhar sua comunicação empresarial de forma integrada e ampla, dando atenção tanto ao externo quanto ao interno.

E atualmente o que não faltam são meios para que as empresas se comuniquem e atinjam seus públicos de interesse de forma efetiva e é importante saber usar cada um deles de forma eficiente e adequada.

A comunicação empresarial, que antes se apoiava em memorandos, murais de aviso e notas nos cantos dos jornais, foi potencializada e hoje conta com meios muito mais efetivos e abrangentes. Enquanto há alguns anos você conseguia atingir colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada, hoje, com alguns cliques você garante que pessoas do mundo inteiro vejam sua mensagem com qualidade total e quase em tempo real.

Por isso investir em tecnologias para comunicação empresarial é cada vez mais importante e pode fazer toda a diferença no modo como sua empresa se relaciona com os colaboradores e é percebida pela comunidade.

A ABERJE

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é, como ela própria se descreve, “uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional em uma perspectiva global e local como uma função administrativa, política, cultural e simbólica para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania.”

ABERJE foi fundada em 1967 e, desde então, vem tendo papel fundamental no que diz respeito a elevar a comunicação empresarial a um patamar estratégico e funcional dentro das empresas.

Sua missão é fortalecer o papel do comunicador e da atividade de comunicação empresarial oferecendo conhecimento e materiais de qualidade relacionados a este assunto.

Os desafios da Comunicação Empresarial

Estabelecer uma boa comunicação empresarial nem sempre é uma tarefa fácil. Existem uma série de barreiras, de ordem física e pessoal, que podem acabar prejudicando o bom funcionamento desse processo e dificultar o andamento de outros.

Portanto, é importante conhecer os principais desafios que a comunicação empresarial pode enfrentar e estar preparado para lidar com eles.

Barreiras Semânticas

As barreiras semânticas ocorrem quando alguém tenta transmitir uma mensagem a outra pessoa ou grupo em uma linguagem que não é comumente utilizada por eles.

Em termos práticos, imagine, por exemplo, se colocássemos um advogado formado para conversar com um estudante de ensino médio e, durante a conversa, o profissional usasse termos extremamente formais, complicados ou jargões da profissão. Provavelmente existiria aí uma barreira semântica, uma vez que o estudante dificilmente entenderia o significado daquilo que está sendo dito, mesmo que no fundo fosse algo realmente simples.

Portanto, para evitar esse tipo de barreira na comunicação empresarial, é importante que o receptor tenha sempre claro em sua mente o tipo de público com o qual ele está lidando, e adapte a mensagem para que ela seja compreendida de forma fácil e eficaz.

Barreiras Psicológicas e Pessoais

Esse tipo de barreira na comunicação empresarial ocorre por fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos, preconceitos e personalidade.

Nós temos uma barreira pessoal quando, por exemplo a pessoa vai trabalhar estando de mal humor e então não consegue aceitar bem as opiniões alheias, ordens ou chegar a um acordo com seus colegas.

As barreiras pessoais são as mais difíceis de se eliminar, uma vez que dependem apenas da própria pessoa para existir ou não. Porém, com conversas e os incentivos certos, você pode ajudar seus colaboradores a lidar melhor com problemas pessoais, com seus defeitos, e a manter um bom clima na empresa como um todo.

Já as barreiras psicológicas na comunicação empresarial estão mais relacionadas com os preconceitos e os sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a um grupo.

Por exemplo, imagine que o setor de tecnologia de uma empresa não compreende o papel das pessoas do marketing e acha seu trabalho irrelevante e desnecessário para a corporação como um todo, e que essas pessoas do marketing acham o setor de tecnologia chato, complicado e distante. Se em alguma ocasião você precisar colocar os dois times para trabalharem juntos, de forma direta, vai ter problemas na certa, gerados por essas barreiras psicológicas e pelo preconceito de cada pessoa em relação a outra área.

Portanto, para evitar esse tipo de barreira e dificuldade na comunicação empresarial e entre os times, é necessário que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro e que todos tenham acesso aos resultados de cada setor, para que vejam que todos são importantes de alguma forma e trazem coisas boas para a empresa.

Barreiras Físicas e Geográficas

Por fim, a comunicação empresarial também sofre com fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento.

Principalmente no caso de empresas com atividade em mais de uma cidade ou país, ou em que os funcionários precisam viajar constantemente, pode ficar bem difícil estabelecer uma comunicação eficaz se ela for feita apenas de forma presencial ou por emails e mensagens de texto.

Portanto, é importante que sua empresa tire o máximo proveito de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, como os vídeos online e as videoconferências, para tornar a comunicação empresarial mais próxima, completa e eficiente e não ter prejuízos em nenhum nível operacional.

Aqui neste material, por exemplo, você pode ver passo a passo como realizar transmissões ao vivo e encurtar as distâncias entre você e seus colaboradores. Confira!

Fluxos da Comunicação Empresarial

A comunicação e a troca de informações que ocorre internamente, entre os próprios colaboradores da empresa, segue alguns fluxos que podem definir seu tom, linguagem, e abordagem.

Fluxo descendente

Em uma empresa com forte hierarquia, é quando a comunicação ocorre das posições mais altas, dos cargos mais importantes, às mais baixas.

Nesse tipo de comunicação empresarial, o emissor deve tomar cuidado para não soar autoritário, ou agir de uma forma que possa desgastar sua relação com o receptor.

Fluxo ascendente

É exatamente o contrário do descendente. Nele, a comunicação empresarial ocorre das posições mais baixas às mais altas.

Aqui também é importante tomar cuidado com a abordagem usada na comunicação, já que nesse caso o emissor está se dirigindo a alguém, teoricamente, com mais poderes do que ele.

Fluxo horizontal

Este, como o nome já diz, é o fluxo que ocorre em um mesmo nível dentro da empresa, ou seja, entre colaboradores na mesma posição ou com a mesma importância.

Este tipo de comunicação empresarial tende a ser mais leve e dinâmica, mas ainda assim, é importante levar em conta fatores como o assunto e a realidade da sua empresa na hora de se comunicar.

Fluxo transversal

O fluxo transversal se dá em todas as direções e permite que pessoas de todos os níveis participem da comunicação empresarial e possam intervir em outros níveis ou áreas.

Este tipo de comunicação facilita a interação e aproxima pessoas de diferentes setores, porém deve ocorrer de forma minimamente organizada, para que não haja conflitos entre pessoas com especialidades diferentes.

Fluxo circular

Este tipo de comunicação é mais comum em empresas informais, uma vez que abarca todos os níveis e não segue as direções tradicionais.

No fluxo circular, a comunicação empresarial é mais dinâmica, o que pode favorecer a efeciência no ambiente de trabalho.

A quem se destina a Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial ocorre em diversos níveis e atinge pessoas diferentes, com personalidades, crenças e necessidades diferentes. Por isso é importante conhecer seus públicos e elaborar, de forma adequada a cada um deles, uma comunicação que seja eficiente.

Público interno

Um dos principais públicos a quem a comunicação empresarial serve e se dirige, é o público interno, ou seja, os colaboradores, fornecedores, parceiros e formadores de opinião da própria empresa.

Esse é um dos públicos mais importantes, uma vez que toda sua empresa depende do bom trabalho dele para sobreviver. Afinal, não adianta nada você se posicionar de forma maravilhosa para as pessoas lá fora se os próprios funcionários não vestirem a camisa da empresa e trabalharem em prol dela.

Portanto, investir na comunicação empresarial interna, apresentando resultados, pedindo sugestões, sendo transparente e prezando pelo trabalho em conjunto, é uma das melhores formas de fazer sua empresa crescer e prosperar.

Confira também nosso material sobre como a tecnologia pode ajudar sua comunicação corporativa!

como melhorar a comunicacao empresarial com tecnologia

Público externo – Sociedade e Consumidores

O público externo talvez seja o mais difícil de trabalhar, uma vez que você precisa lidar tanto com seus consumidores e simpatizantes, aqueles que estão satisfeitos e compram sua marca, tanto com aqueles que não gostam de forma alguma de sua empresa, seja por seu serviço, produto, posicionamento ou por causa da concorrência.

É importante saber se posicionar frente à comunidade, utilizar a comunicação empresarial para passar suas mensagens da forma certa e saber lidar tanto com as pessoas que amam, quanto com as que odeiam sua marca, entendendo que, às vezes, tudo que o público quer é atenção. Ser ouvido e ter seu problema levado em conta pode valer mais do que a solução no fim.

Autoridades e Sindicatos

Por fim, sua empresa precisa prestar contas com as autoridades, o governo, e outros orgãos como sindicatos de trabalhadores.

Portanto é importante estar preparado para esse tipo de situação e adequar sua comunicação empresarial, mensagem e linguagem ao contexto exigido.

Qual a importância de uma boa Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial, mais do que apenas desenvolver o lado humano da empresa, faz com que ela ganhe benefícios em diversos níveis. Confira:

Uma boa comunicação empresarial evita rumores e fofocas

Quando você mantém todas as informações da sua empresa presas nos setores mais altos e não informa seus funcionários do que realmente está acontecendo, de forma transparente, você acaba abrindo espaço para que se criem especulações, teorias, fofocas e rumores dentro da organização.

Com uma boa comunicação empresarial, você consegue ter uma interação efetiva com seus funcionários e os mantêm informados sobre a realidade da situação da empresa, evitando essas especulações e fazendo com que eles estejam mais conectados à ela.

Aumenta o sentimento de pertencimento do funcionário

Um funcionário que não tem identificação nenhuma com o local que trabalha, ou que não possui orgulho de fazer parte da realidade da empresa, dificilmente dará o seu melhor em qualquer tarefa, buscará melhorias ou defenderá a empresa em um momento de crise.

Por isso, manter uma comunicação empresarial constante e verdadeira com seus funcionários, é essencial para evitar esse tipo de coisa e fazer com que eles se sintam mais importantes e reconhecidos como peças chave dentro da organização. Com a abordagem e os incentivos certos, logo eles perceberão que são fundamentais para a empresa e estarão mais dispostos a dar o seu melhor por ela.

Abre espaço para dúvidas e sugestões

Com uma boa comunicação empresarial, os colaboradores irão se sentir mais valorizados e importantes dentro da organização e, consequentemente, irão ter mais liberdade para tirar suas dúvidas e propor melhorias na empresa como um todo.

Isso é extremamente importante, uma vez que pode ajudar a empresa a se desenvolver e ter inovação de forma constante.

Melhora a imagem da sua empresa

Se você se comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, com certeza também sai ganhando em quesitos como credibilidade e autoridade.

Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito e destaque frente aos colaboradores e também aos clientes e à comunidade.

Por isso é sempre importante ouvir as pessoas, de qualquer setor, área ou comunidade e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.

Aumenta o alinhamento e a produtividade

Em uma empresa na qual os colaboradores conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto para garantir o crescimento e a sustentabilidade da empresa, com certeza a produtividade será muito maior e, realizar tarefas e processos cotidianos, será muito mais fácil e seguro.

Portanto, investir em uma boa comunicação empresarial internamente é uma ótima forma de manter sua equipe alinhada, motivada e muito mais produtiva.

E por falar em alinhamento e aumento de produtividade, outra ação imprescindível para o bom funcionamento da sua empresa é o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, já parou para pensar nisso? Aqui neste material você encontra tudo o que precisa saber sobre essa estratégia e como colocá-la em prática!

treinamento corporativo para educação empresarial

Melhora o clima organizacional

Funcionários que se entendem, entendem a realidade da empresa, confiam nela e em suas atividades, se sentirão muito mais motivados para realizar suas tarefas e terão muito mais disposição para ajudar colegas e trabalhar em equipe.

Portanto, a comunicação empresarial faz com que o clima organizacional fique muito melhor, mais leve, e que as pessoas se sintam mais a vontade com seu trabalho e mais felizes com a empresa.

O que faz uma Comunicação Empresarial realmente efetiva?

Nosso CEO, Gustavo Caetano, diz que em conversas com grandes diretores, presidentes e colaboradores de empresas, uma das questões mais levantadas quando se trata de garantir eficiência organizacional, é como garantir uma comunicação empresarial realmente eficaz.

Portanto, com essa questão em mente, ele levantou pilares que, se trabalhados em conjunto, são facilitadores para qualquer empresa atingir esse objetivo. Confira:

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Administração Estratégica.


Comunicação é um termo que derivado do latim "communicare", traduzido como "partilhar, participar algo, tornar comum". Assim, a Comunicação é a ciência que estuda e analisa as interações entre as pessoas e os animais através do compartilhamento de informações.


Portanto, a comunicação é um fator vital para o ser humano. As empresas são feitas de pessoas e para as pessoas, fato que evidencia a importância da comunicação para o andamento das atividades e dos processos internos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Administração Estratégica.


Comunicação é um termo que derivado do latim "communicare", traduzido como "partilhar, participar algo, tornar comum". Assim, a Comunicação é a ciência que estuda e analisa as interações entre as pessoas e os animais através do compartilhamento de informações.


Portanto, a comunicação é um fator vital para o ser humano. As empresas são feitas de pessoas e para as pessoas, fato que evidencia a importância da comunicação para o andamento das atividades e dos processos internos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais