Buscar

como ocorre a formação de ligações do boro em haletos do tipo BX3?

) EXPLIQUE/DESCREVA como ocorre a formação de ligações do boro em haletos do tipo BX3

💡 2 Respostas

User badge image

Richer Santos

o boro possui orbitais p vazio, o que pode hibridizar em orbitais sp2 formando ligações do tipo BX3

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O boro possui três elétrons de valência, então, qualquer composto de boro que tiver ligação covalente simples será deficiente de elétrons em relação à regra do octeto. Por exemplo, estudando a molécula de BF3, temos que a energia de ligação boro-flúor é extremamente elevada (613 kJ.mol-1). Essa energia de ligação é muito mais alta que a de qualquer ligação simples convencional; por exemplo, a energia de ligação carbono-flúor é de 485 kJ.mol-1.

Para explicar a surpreendente estabilidade da molécula deficiente em elétrons e a forte ligação covalente, é postulado que existe ligação π, bem como ligações σ, no composto. O átomo de boro tem um orbital 2pz vazio em ângulo reto às três ligações σ com os átomos do halogênio, flúor. Cada átomo de flúor tem um orbital 2p cheio paralelo ao orbital 2pz do boro. Pode ser formado um sistema π deslocalizado envolvendo o orbital p vazio do boro e um orbital p cheio de cada um dos átomos de flúor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais