Buscar

alguém pode explicar sobre a segunda fase do tribunal do juri

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Com a sentença de pronúncia que é uma decisão interlocutória mista não terminativa se encerra a primeira fase e inicia a segunda fase do tribunal do júri. Nessa fase há a escolha dos jurados que serão os juízes de fato dessa demanda. O número de jurados inicialmente é 25, porém, só 7 irão compor o conselho de sentença. A acusação e a defesa terão uma hora e meia cada para deliberar sobre o fato criminoso exercendo o seu múnus processual, terá uma hora para réplica e uma hora para tréplica. Após isso, os jurados responderão os seguintes quesitos:

Art. 483 do Código de Processo Penal:  Os quesitos serão formulados na seguinte ordem, indagando sobre:           

I – a materialidade do fato;          

II – a autoria ou participação;           

III – se o acusado deve ser absolvido;           

IV – se existe causa de diminuição de pena alegada pela defesa;           

V – se existe circunstância qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronúncia ou em decisões posteriores que julgaram admissível a acusação.   

Não há votação unânime, dessa maneira, não é possível verificar a validade de um júri com votação de 7x 0 tanto para absolver ou para condenar, pois, quando é atingida a quantia de 4 votos (maioria) já terá um resultado. Ex.: 4x3, 4x2, 4x1, 4x0.

Após a resposta dos quesitos o juiz proferirá sentença de acordo com a votação dos jurados.

Obs.: A crítica que se faz ao tribunal do júri é: Qual é a possibilidade de um julgamento ser correto quando muito dos jurados não tem conhecimento jurídico nenhum. É só mais um direito fundamental estabelecido no artigo 5º da Constituição Federal que protege apenas quem pratica o crime e não as vítimas. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais