Buscar

ões feitas no país por Marquês de Pombal.

No século XVIII, Portugal estava atrasado em relação aos países considerados as potencias da época. O país queria passar de uma posição mercantil para outra industrial. A Inglaterra, por exemplo, destacava-se por sua industrialização e avanços tecnológicos. Nesse cenário, um ministro português surgiu para causar muitas transformações no país. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais abordam algumas das várias transformações feitas no país por Marquês de Pombal.

💡 2 Respostas

User badge image

Alisvania Carvalho

Pode-se dizer que no início, enquanto a Inglaterra era a única potência industrial, pregava-se o livre-cambismo por oposição aos regimes protecionistas e de monopólio então vigentes em outras regiões. A Inglaterra necessitava de fontes de matérias-primas a baixo custo e mercados de consumo cada vez mais amplos para as suas manufaturas. Entretanto, a partir de meados do século XIX, a Revolução Industrial deixa de ser um fenômeno exclusivamente britânico, o que vem a provocar uma agudização da concorrência entre potências industriais por fontes de matérias-primas, mercados de consumo e áreas onde pudessem investir excedentes de capitais. Passa-se, dessa forma, do curto período liberal do capitalismo para o chamado capitalismo monopolista e o imperialismo, cujos desdobramentos, em última instância, estão na origem das guerras mundiais. Houve também importantes mudanças no plano tecnológico – na primeira fase, o uso da máquina a vapor e na segunda fase, o uso da energia elétrica e a invenção do motor a explosão, dando origem à disputa entre as potências pelas novas fontes de energia.

b)    Rigorosamente não existe consenso entre os especialistas sobre os motivos que levaram a tais transformações. Há uma vertente que dá ênfase às transformações no plano tecnológico, que teriam tido importância suficiente para induzir a mudanças em outros planos, e há a vertente que enfatiza o processo de expansão de mercados em escala mundial, que teria impulsionado as demais mudanças. Outras dão ênfase aos processos endógenos do próprio sistema capitalista, que possui uma dinâmica tal que engendra a concorrência, a inovação e novas formas de organização. Da mesma forma que não há consenso sobre os motivos das transformações do sistema capitalista, o mesmo se pode dizer em relação ao seu esgotamento. Aliás, há vertentes que consideram as crises pelas quais passou e passa o capitalismo não como um sinal de esgotamento, e sim de vitalidade. As crises seriam fenômenos de conjuntura, sem representar ou significar abalos estruturais. Entre as crises pelas quais passou o sistema, pode-se destacar a Grande Depressão de 1873, quando a Inglaterra deixa de ser a única potência industrial e tem de enfrentar uma acirrada disputa por mercados e fontes de matérias-primas em relação a outras potências industriais. Outra foi a Grande Depressão que se segue ao crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929, cuja solução foi o reforço do papel do Estado como um importante instrumento para debelar a crise.

No final do século XX, com o término da Guerra Fria, o colapso do socialismo e a aceleração do processo de globalização – com a ampliação de mercados e da concorrência em escala mundial –, ocorre o colapso do modelo de Estado de Bem-Estar Social, que aparecera como alternativa no interior do sistema capitalista às demandas por uma melhor distribuição de renda, bens e serviços.

Presentemente, face aos impactos da mundialização de mercados, o sistema passa por um processo de reordenação, cuja direção e sentido ainda estão em curso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais