Buscar

Colocando um óxido básico em presença de um ácido, obtém-se o produto: a) uma base b) um sal c) uma base e um sal d ) uma base e água e) sal e água

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre reações químicas, mais especificamente sobre as reações de neutralização.

A reação de neutrulização ocorre quando mistura-se um ácido e uma base e, em consequência, uma substância neutraliza a outra.

Nesse tipo de reação, a teoria de Arrhenius determina que o ácido, na presença de meio aquoso, libera o cátion hidrogênio (\(\text H^{+}\)), enquanto a basico libera o ânion hidroxila (\(\text {OH}^{-}\)) e, em consequência, os íons reagem formando água \(\text H_2 \text O\) com pH neutro.  A equação abaixo exibe uma reação de neutralização genérica.

\(\text{Ácido + Base} \rightarrow \text{ Sal + Água} \\\text{HA + BOH} \rightarrow \text{AB + H$_2$O}\)

Portanto, colocando um óxido básico em presença de um ácido, obtém-se como produto uma báse e água. Logo, está correta a alternativa d).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais