Buscar

Por competência tributária residual entende -se?

💡 2 Respostas

User badge image

Brunno Miranda

a competência tributária se distingue da capacidade tributária ativa. A primeira é o poder, a aptidão de criar tributos, é legislar instituindo tributos, já a segunda diz respeito à capacidade de ser sujeito ativo da relação jurídica tributária.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Podemos afirmar que competência residual é aquela pertencente a União somente. Assim, este ente da adminsitração pode instituir, através de lei complementar, impostos que não sejam de sua competência. Porém, existem algumas condições para que a União possa exercer essa competência: se o fato gerador do imposto e a base de cálculo não sejam coincidentes com a outro imposto instituído por algum outro ente. 

Para além disso, configura competência residual a criação, por parte da União, de contribuições sociais não previstas na Constituição Federal. Da mesma maneira, essas contribições sociais não podem ter base de cálculo e fato gerador de contribuições já existentes. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais