Buscar

Direito do trabalho II - AJUDEM-ME COM ESSA QUESTÃO PFV.

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a rescisão indireta (também conhecida como "justa causa do empregador") a um engenheiro eletrônico e de telecomunicações que comprovou que a Siemens Ltda. Deixou de cumprir várias obrigações trabalhistas durante os seis anos de contratação, a começar pela falta de registro na carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e pelos quatro anos ininterruptos sem férias.  Nos termos da legislação trabalhista, pode o empregado acima mencionado permanecer prestando serviços à sua empregadora durante o curso do processo judicial. fundamente sua resposta.

💡 3 Respostas

User badge image

Quésia Dutra

A rescisão indireta do contrato de trabalho está disciplinada no art. 483 da CLT como hipóteses em que o trabalhador pode considerar extinto o pacto laborativo por culpa do empregador. Dispõe a alínea do citado dispositivo legal que o empregado pode considerar rescindido o contrato quando o empregador não cumprir com as obrigações dele decorrentes. É o caso citado como exemplo, no qual a empresa não havia efetuado o registro do trabalhador em CTPS nem lhe concedido férias durante quatro anos ininterruptos. Em tais circunstâncias, prevê o §3º, do art. 483, da CLT que o trabalhador pode pleitear a rescisão judicialmente e o pagamento dos haveres, permanecendo ou não no serviço até decisão final do processo. Sendo assim, a resposta ao problema proposto é afirmativa, pois a legislação autoriza que o empregado permaneça prestando serviços à empregadora durante o curso da reclamatória trabalhista.

4
Dislike0
User badge image

Weslei Santana

obrigado!
1
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

A rescisão indireta pode ser conhecida também como a “justa causa do empregador”. Quando o patrão comete alguma falta prevista em lei, o empregado pode rescindir o seu contrato e receber as mesmas verbas a que teria direito caso fosse dispensado. 

Primeiro, importante relembrar, em linhas gerais, o que é a recisão indireta. Esta é a possibilidade de o empregado “dispensar” o patrão. Na hipótese de o empregador cometer alguma falta grave prevista em lei, o funcionário pode dar por encerrado seu contrato.

Em regra, os motivos para a rescisão indireta estão previstos no art. 483 da CLT. Para se conseguir a rescisão indireta é necessário mover uma reclamação trabalhista. Nela o empregado deverá comprovar os fatos que caracterizaram a falta grave. Comprovada a ocorrência de quaisquer dos casos previstos em lei, o contrato deve ser rescindido de maneira indireta.

A legislação prevê situações em que o empregado pode pedir rescisão indireta e continuar trabalhando. Veja o § 3º do art. 483 da CLT:

“§ 3º – Nas hipóteses das letras “d” e “g”, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo”.

Perceba que este dispositivo autoriza o empregado a continuar trabalhando em algumas hipóteses mesmo durante a reclamação. A alínea “d” se refere ao não cumprimento pelo empregador das obrigações do contrato, como é o caso supra mencionado, e a “g” à redução considerável de trabalho resultando em grande diminuição salarial.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais